quinta-feira, 16 de julho de 2015

Gelado de Café e uns miúdos deliciados com ele!!



Eu tenho alguns livros interessantes sobre os diversos tipos de gelados. Desde os tradicionais feitos com bastantes gemas e natas, aos mais leves feitos com iogurte e fruta, até os queridos sorbets, feitos essencialmente de fruta!!
Tenho um que gosto especialmente, o do conhecido David Lebovitz! Tem tantos gelados com fotografias maravilhosas. Apetece fazer todos. Tenho feito os tradicionais com bastantes natas!!! Os miúdos acabam por preferir esses pois são mais cremosos e o ingrediente que lhe dá sabor brilha como o sol num dia de Verão!

Este é de café! Os miúdos deliraram por poder comer um gelado dos crescidos! O café é-lhes interdito e como tal este gelado deu-lhes a sensação de serem um bocadinho mais crescidos! Engraçado como a comida nos leva para outros caminhos! Quando somos pequenos, queremos ser grandes e é um simples gelado de café que nos leva até ao futuro! Sim, o futuro está lá à espera deles e concerteza com muito café.....



Gelado de Café

Receita inspirada no Perfect Scoop de David Lebovitz

Ingredientes:

125 gr de grãos de café ( coloquei 60 gr porque era o que tinha)
150 gr de açúcar
375 ml de leite gordo ( eu usei meio gordo)
375 ml de natas
6 gemas
1 pitada de sal
1/4 de colher de chá de café solúvel ( eu coloquei 2 ch de chá para ficar com um sabor bem acentuado)
1/4 de colher de chá de extrato de baunilha

Num tacho colocar o leite, 125 ml de natas, o açúcar, a pitada de sal e os grãos de café. Leve ao lume até aquecer, sem deixar ferver. Desligue o lume, tape o tacho e deixe repousar durante 1h.
Numa tigela coloque as 6 gemas e bata-as com uma vara de arames. Junte-as à mistura já morna e leve novamente ao lume brando, mexendo sem parar até engrossar. 
Numa tigela coloque os restantes 250 ml de natas e coloque um passador por cima. Coe a mistura de café e calque bem os grãos de encontro ao passador para libertarem o máximo de sabor.
Junte o café solúvel e a baunilha e mexa bem. Coloque esta tigela sobre um banho de água gelada para a mistura arrefecer. Vá mexendo até estar frio. Não se deve colocar o gelado morno no frigorifico.
Leve este creme ao frigorifico durante pelo menos 6h.
Ao fim desse tempo, coloque a mistura na máquina de fazer gelados e deixe-a trabalha-lo durante 30m. Coloque num recipiente, tape e leve ao congelador. Se não aguentar ( foi o nosso caso!!!) sirva-o de imediato!

Ficou tão bom. Muito cremoso e com um sabor óptimo a café! Fez as delicias tanto de miúdos como de graúdos!









2 comentários:

  1. Que fotos lindas e que gelado delicioso! Cá em casa adoramos sobremesas com sabor a café e os gelados não são excepção! Tenho um passatempo a decorrer no meu blog, gostava muito que participasse! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada cozinha100segredos! Já vi o seu passatempo e achei o máximo ! Temos de fazer publicidade ao que é nosso, porque o que é nosso é bom!!! Obrigada pelos seus comentários sempre atenciosos! Beijinhos!

      Eliminar