sábado, 18 de julho de 2015

Pão de queijo......da Ilha!!





Ontem o blog cozinha100segredos, deixou-me um comentário ao meu gelado de café e a convidar-me para participar no passatempo feito pela sua autora. O desafio é fazer um prato açoreano ou pelo menos um que contenha algum elemento açoreano.
Eu queria fazer uns pães de queijo ( cuja receita não é dessa região, mas sim do Brasil) e este passatempo veio mesmo a calhar. É que eu ía mesmo fazê-los com queijo da ilha, um queijo forte e que certamente iria dar um sabor marcado a estes pãezinhos!
E não me enganei. Ficaram tão bons! Segundo a minha filha: " Mãe...estão deliciosos!!!"





O pão de queijo é originário do estado de Minas Gerais no Brasil. É feito geralmente com queijo de minas semi-curado. Este é um queijo branco, mas bem mais seco que o nosso queijo fresco. Não sei bem descrevê-lo! É como um requeijão mais consistente. Eu gosto de o comer com mel em cima de torradas! 
Este pãozinho está sempre presente nos pequenos-almoços ( café da manhã) dos hotéis naquele país. Acabadinho de fazer é verdadeiramente bom!

Renderam cerca de 50 pãezinhos. Só cozi alguns, os suficientes para o jantar de nós os 4. Os restantes congelei-os, assim quando tiver visitas é só ir ao congelador e em 15m estão prontos! E são tão fáceis de fazer!
Preparados?

Pão de queijo da Ilha

Ingredientes:

400 gr de polvilho azedo ( que mais não é que fécula de mandioca)
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
1 ch chá de sal
3 ovos
250 gr de queijo da Ilha ralado

Coloque o leite, o óleo e o sal num tachinho e leve ao lume até ferver.
Numa taça larga coloque o polvilho azedo e escalde-o com os líquidos a ferver. Mexa bem com uma colher de pau. Quando conseguir, comece a amassar com a mão. Junte o queijo enquanto a mistura ainda estiver quente. De seguida, junte os ovos  e amasse bem até ter uma massa muito bem ligada. Forme bolinhas pequenas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando 2 cm entre elas.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180º durante uns 15m ou até estarem douradas.

Sirva-os ainda quentes!

Simples, não é? E deliciosos!

Se os quiser congelar, forme as bolas e leve-as ao congelador em tabuleiros até estarem congeladas. Depois é só retirá-las para um saco hermético e deixa-las no congelador. Quando precisar, ponha-as num tabuleiro e deixe-as estar à temperatura ambiente durante uns 25m. Leve-as ao forno e ficam como se tivessem sido amassadas na hora!















7 comentários:

  1. A primeria receita deste passatempo nao poderia ter sido melhor! Logo eu que adoro pao e adoro queijo fiquei a salivar por uma dessas bolinhas! Ficaram bem apetitosos e as fotos estao muito bonitas! Parabens e muito obrigada pela participacao! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete! Obrigada pelo comentário! Foi um prazer participar! Um gr beijinho e Parabéns pela iniciativa ;)

      Eliminar
  2. Olá Isabel!!
    Hoje vim conhecer seu blog através da sua participação no Cozinha100segredos que é um cantinho que gosto muito!
    Esses pãezinhos devem ficar deliciosos, perfeitos para acompanhar uma boa xícara de café!
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!
    Se quiser conhecer meu cantinho será muito bem vinda!!
    www.deliciasdavodeo.com.br
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
    Instagram: @receitas.deliciasdavodeo
    Beijos e lindo dia pra ti!!! =)

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,
    costumo fazer esses pães com o polvilho brasileiro e queijo de S. Jorge. Sigo a receita do pacote e ficam assim... deliciosos, favados, fofos.
    Vou gostar de ver mais receitas por isso já sou tua seguidora.
    Convido-te a estreitar os meus blogues.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É um prazer ter-te na minha cozinha! Vou espreitar a tua também! Esta receita também fiz com o polvilho azedo brasileiro. Ficaram excelentes! Muito obrigada pelo teu comentário! Um grande beijinho!

      Eliminar
  4. Olá Isabel: adoro pães de queijo e estes estão perfeitos. Cheguei aqui através do desafio da Elisabete ( engraçado que também participei com um bolo de pão de queijo) . O sabor do queijo de S. Jorge faz toda a diferença, não é?
    Já me tornei seguidora e convido-te também a visitar-me.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Olá! Também já vi o teu bolo de pão de queijo e achei uma graça. Eu adoro o queijo da Ilha e sim acho que faz mesmo a diferença nesta receita. Hei-de visitar-te muitas vezes pois gostei muito da tua cozinha ;) grande beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar