quarta-feira, 17 de junho de 2015

Tarte de Cebola Roxa, Tomate Seco e Bacon




Sem vontade e tempo para fazer um jantar elaborado e com uma caixa cheia de cebolas roxas, achei por bem experimentar fazer uma tarte de cebola roxa. Como achei que só com a cebola poderia ficar mais doce que salgada, acabei por lhe juntar bacon estaladiço e tomate seco cortado em pedacinhos!


O resultado foi este.  A casa cheirava tão bem. Estava de facto boa!

Fiz assim:

Tarte de Cebola Roxa, Tomate Seco e Bacon

Ingredientes:

Para a massa:

100 gr de farinha de trigo
80 gr de farinha de arroz
2 colheres de manjericão picado
1 clara
4 ch de sopa de água gelada
100 gr de manteiga fria cortada em cubos
sal e pimenta

Para o recheio:

3 cebolas roxas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho picados
3 ch sopa de azeite
75 gr de bacon cortado em cubos pequenos
5 tomates secos escorridos do óleo
1 pacote de natas de soja
3 ovos ( pode juntar a gema que lhe sobrou da massa e mais 2 ovos)
sal e pimenta
um pouco de requeijão para enfeitar

Comece por preparar a massa. No robot de cozinha, junte as farinhas ( se quiser uma tarte sem glúten junte 100 gr de farinha de arroz e 80 gr de farinha de quinoa), o manjericão e a manteiga. Pulse para a manteiga se juntar à farinha. Adicione a clara e pulse novamente umas 3 vezes. Tempere de sal e pimenta e junte 1 colher de água fria de cada vez. A massa deverá apresentar migalhas grossas.
Retire-a do robot, forme um disco, envolva em pelicula aderente e leve ao frio durante 30m.

Passado esse tempo, estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal e dê-lhe o formato da sua tarteira. Coloque a massa na tarteira e calque bem. Apare as pontas, pique-a cubra-a com papel vegetal e feijões secos e leve-a ao forno pré aquecido nos 200º durante 10m. Ao fim desse tempo, retire os feijões e deixe-a dourar durante uns 5 a 7m. Quando a retirar, baixe o forno para os 180º.

Para o recheio, bata os ovos com as natas de soja e tempere com sal e pimenta ( pouco sal pois o bacon já o contém e não queremos ter uma tarte com excesso de sal).
Numa frigideira larga, frite o bacon até estar estalido ( eu não coloco gordura porque o bacon já larga alguma). Retire o bacon frito e coloque 3 colheres de sopa de azeite, a cebola ( reserve umas  lâminas de cebola para enfeitar a tarte) e os alhos. Deixe caramelizar.

Em cima da massa já assada, coloque primeiro as cebolas caramelizadas. Em cima o bacon e por fim o tomate picado. Regue com o preparado de natas e ovos.

Leve ao forno durante uns 30m. Quando estiver pronta, retire-a e enfeite-a com a cebola reservada e um pouco de requeijão. Leve-a durante mais 5m ao forno.
Sirva-a com uma salada e tem um jantar simples mas delicioso!








1 comentário:

  1. Adorei a receita! Tenho de experimentar pois gosto gosto muito de tartes salgadas! Agora no verão sabe muito bem!

    ResponderEliminar