quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Manteiga de Caju



Ontem foi dia de repor o stock de manteiga de frutos secos. A minha de amêndoa tinha acabado e como queria fazer papas de aveia, teria de fazer mais. Numa ida à despensa, só tinha 50 gr de amêndoa! Não dava para nada. Mas cajus tinha muitos. E então pensei, vamos lá fazer a de caju ( castanha no Brasil).
E para que quero eu esta manteiga, perguntam vocês ? Para as papas de aveia ( junto sempre uma colher de sopa no fim de estarem cozidas), para os batidos ( ficam muito cremosos) e tenho uma receita da Márcia do blog Prata da Casa ( ela fez com a de amêndoa, mas com esta deve ficar igualmente boa!), de umas cookies que devem ser de babar!! Quem gostar, também poderá comê-la no pão como a manteiga de amendoim ( que também adoro).
Esta receita veio do livro "As Delícias de Ella", da Ella Woodward. 
Para quem é intolerante à lactose, esta também é uma boa alternativa. Estas manteiga são ricas em aminoácidos, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.




Fica extremamente cremosa e bem mais barata que a de compra.

Vamos lá à receita, que vale para todas as frutas oleaginosas !

Ingredientes:

300 gr de cajus

Terão de ter um bom processador de alimentos para ficar cremosa e lisinha.

Ligue o forno a 180º. Ponha os cajus num tabuleiro e leve ao forno durante uns 10m ( este passo é perfeitamente dispensável, mas o tostar dá-lhe um gosto delicioso. Os meus eram cajus crus, daí tê-los tostado).
Retire-os do forno e deixe-os arrefecer um pouco.
Coloque-os no processador e triture durante uns 15m, até obter uma pasta lisinha. Irá passar de uma farinha a uma pasta devido aos óleos naturais presentes nos cajus. Terá de ir raspando as paredes do processador para a farinha descer e triturar.
Quando obtiver uma pasta cremosa é só colocar num frasco e guardar no frigorifico.
Vão ver que é deliciosa e para mim faz toda a diferença colocá-la nas papas de aveia!!!




11 comentários:

  1. Essa manteiga ficou com uma cor e uma consistências lindas! De caju nunca fiz! E também nunca juntei esse tipo de manteigas nas papas de aveia! Vou experimentar porque fiquei curiosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Elisabete! Aprendi no livro da Ella e adorei. No fim de as papas estarem cozidas com banana, adiciono uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju e uma de óleo de coco. Canela, mel e frutos vermelhos e fica deliciosa! Experimenta! Gr beijinho

      Eliminar
  2. Olá Isabel: bem amiga, esta manteiga deixou-me de boca aberta! Que maravilha! Muito natural e com uma cor e uma consistência lindíssimas!! Obrigada pela receita ( bem fácil, por sinal, e que quero muito experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia! És um amor! Obrigada eu porque os teus comentários deixam-me sempre feliz ;)
      Ficou muito boa! Experimenta, é tão fácil!
      Bjnho Gr

      Eliminar
  3. Ja fiz de amendoim e gsotei, mas esta eu ia adorar, esta perfeita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Espero que experimente e goste também!! Bjnho

      Eliminar
  4. Olá Isabel!!!
    Fiquei absolutamente hipnotizada por esta receita!! Nunca experimentei, mas a julgar que sou fã da versão em amendoim, parece realmente ótima!!
    Beijos mil e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea! Fica mesmo boa! Experimenta com esses cajus maravilhosos do Brasil! Grande beijinho!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Olá Isabel :)
    Gostei muito da sugestão da manteiga caju que ficará óptima também, na papa de aveia integral que é normalmente o meu pequeno almoço. E como sou intolerante à lactose é uma bela alternativa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa! Que bom que gostou! Como é muito rica, tanto em termos de sabor como de vitaminas, faz muito bem em juntá-la às suas papas de aveia! Eu faço o mesmo! Bjnhos

      Eliminar