segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Caril de Lentilhas, Abóbora e Batata Doce




Um dos meus objectivos deste ano, é tentar reduzir o consumo de carne. Gostei de um conceito que vi mencionado pela chef Mafalda Pinto Leite: Meatless Monday. Significa isto, que um dia por semana não se consome carne, neste caso a 2ª feira.
Temos de começar por algum lado. Eu comecei a uma 3ª !!!!
Tinha 1/2 kg de lentilhas compradas há já algum tempo. Por que não começar por elas?

Ficou um caril um pouco adocicado, o que a mim me agradou ( o meu marido, um carnívoro assumido que prefere manter o doce longe do salgado, não achou grande piada!!!).


Mas a mim deu-me uma enorme satisfação sentir que estava a contribuir para uma dieta mais saudável!
Cozi as lentilhas só com água e uma folha de louro e no fim de estarem cozidas adicionei o sal. Como eram muitas, separei-as em frascos com a água da cozedura e congelei-as. Assim tenho sempre lentilhas prontas a serem adicionadas a algum cozinhado.

Caril de Lentilhas, Abóbora e Batata Doce

Ingredientes:

100 gr de lentilhas cozidas
1 batata doce
150 gr de abóbora
1 dedo de gengibre ralado
1 ch chá de cominhos
1 ch chá de garam massala
1 ch sopa de caril Rogan Josh 
1 cebola
2 dentes de alho picados
azeite
100 ml de leite de coco

Comece por aquecer o forno nos 200º e forre um tabuleiro com papel vegetal.
Descasque e parta a abóbora e a batata doce em pedaços grandes. Tempere com um pouco de sal, harissa e um fio de azeite. Leve ao forno durante uns 15 a 20m, até os legumes estarem tenros.
Prepare um refogado com a cebola e o alho. Junte as especiarias, o caril e o gengibre e deixe fritar uns segundos.
Acrescente as lentilhas, a abóbora e a batata doce assadas e envolva com cuidado. Deixe uns 3 minutos em lume muito brando para os legumes tomarem o sabor do caril. Junte o leite de coco, envolva e deixe ferver 1 m. 
Polvilhe com coentros picados.
Sirva acompanhado de arroz basmati.  


2 comentários:

  1. Para mim qualquer caril é perfeito mas esta combinação é divinal.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosário! Obrigada pelo comentário! Adoro caril e esta vertente é de facto saborosa! Grande beijinho!

      Eliminar