sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bolo de Laranja



E quando se tem excesso de laranjas, o que se faz? Bolo de Laranja, claro!!!
Num dia cinzento e triste, olhando para o cesto a transbordar de laranjas grandes, caseiras, as melhores, achei que fazer um sumo não chegava! Teria de as materializar !


"Filhos? Querem fazer um bolo?"
"Simmmmm"- responderam prontamente. Um pesou, outro também. Um começou a bater, o outro acabou! E saiu assim.... a receita mais antiga de que me lembro. O livro de receitas da minha mãe, já está gasto, mas esta continua sempre pronta a espreitar! Esta semana, espreitou 2 vezes tal é a voracidade com que desaparece da mesa!





Bolo de Laranja da Avó Seição


Ingredientes:

6 ovos
o peso dos ovos em açúcar ( eu uso sempre metade porque não gostamos de bolos muito doces)
metade do peso dos ovos em farinha com fermento
raspa e sumo de 2 laranjas
sumo de 2 laranjas para finalizar

Unte uma forma. Pré-aqueça o forno nos 180º
Separe as gemas das claras. Bata estas últimas em castelo.
Bata as gemas com o açúcar até ter duplicado de volume e estarem fofas. Acrescente a raspa e sumo das 2 laranjas. Junte a farinha por duas vezes . Bata só até estar bem incorporada na massa. Retire da batedeira e envolva as claras à mão, cuidadosamente para não perderem o ar.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante 30/35m, ou até espetar o palito e ele vier seco.
Retire do forno, pique o bolo com um palito e humedeça-o com o sumo de mais duas laranjas.

A receita poderá ser feita com a quantidade de ovos que se quiser, tendo o cuidado de se respeitar as proporções de açúcar e farinha. Aliás, a receita da minha mãe, é feita só com 4 ovos, mas eu acho que fica um bolo pequeno daí fazer com 6.

Mais simples que isto não há!!



Sem comentários:

Enviar um comentário