quarta-feira, 4 de junho de 2014

Compota de Morango, Ruibarbo e Maçã

Andava à procura do ruibarbo à tanto tempo. . .
Estamos na altura dele. Dizem que é o companheiro do morango, porque nascem os dois na mesma altura. E a verdade, é que combinam perfeitamente os dois. 
O Ruibarbo é uma planta parecida com o aipo, mas de cor avermelhada. Originária da Ásia, é muito utilizada na cozinha anglo-saxónica, nomeadamente em sobremesas.
Só os seus caules devem ser consumidos, uma vez que as folhas são ricas em ácido oxálico, um ácido tóxico e corrosivo.
Em tempos idos, era utilizado devido às suas propriedades terapêuticas. É um estimulante do fígado; digestivo e laxante.
A Biocoop costumava ter. Este ano, não o encontrei lá! Trouxe-o de uma das minhas viagens, bem guardado dentro da minha mala. Contente, mas contente por vir comigo!!! Se o encontrarem, não hesitem em trazê-lo até casa. Um crumble, uma pavlova ou mesmo um chutney são só algumas ideias para ele!! 
Hoje deixo-vos uma compota! 



Ingredientes:

450 gr de Morangos
400 gr de Ruibarbo
300 gr de Maçã
700 gr de açúcar
sumo de 1/2 limão
sementes de meia vagem de baunilha

Lave a fruta e corte-a em pedaços, que se colocam num tacho largo. Não se deve utilizar um tacho de aluminio, uma vez que este altera as propriedades do ruibarbo.
Coloque todos os outros ingredientes e leve ao lume alto até ferver e o açúcar tiver derretido.
Baixe o lume e coza até a fruta estar tenra e obter um ponto de estrada ( ponha uma colher de sopa de doce num pires frio e deixe arrefecer, se ao passar o dedo formar uma estrada, está no ponto).
Encha frascos esterelizados em água a ferver e vire-os de cabeça para baixo, para formar um vácuo natural. Conserva-se alguns meses desta maneira.







Frutas cortadas a cozer
A acompanhar umas bolachinhas de manteiga!! 

3 comentários:

  1. Que cores tão lindas e apelativas, Isabel!! Apetece mesmo comer umas duas ou três bolachinhas com essa deliciosa compota. Esta vou fazer certeza absoluta. Adorei :) Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Testada e aprovadíssima!!
    Recomendo esta deliciosa compota :)
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaste Paula! Fico contente!!

    ResponderEliminar