quinta-feira, 19 de junho de 2014

Gelado de Morango e Manjericão



Têm estado uns dias quentes.
Têm estado umas noites em que apetece estar ao ar livre, sentado a comer um gelado, enquanto se conversa com bons amigos e se vê as crianças a brincarem e a ficarem todas sujas, com um enorme gelado a derreter pelas suas mãos...


Esta é a primeira receita de um gelado. Hei-de trazer muitas mais..... tenho dois filhos viciados neste delicioso pecado!
E estamos no Verão.... a fruta começa a ser abundante. É tão boa a fruta no Verão!!!! Madura, cheia de sumo doce!
Daqui a pouco, os morangos já pertencem ao passado! Esta é uma boa maneira de recordá-los. Congelem-nos... vão ver que quando tiverem saudades de um belo gelado de morango, é só irem ao congelador e......porem mãos à obra!!
Vá lá, façam-o! E depois contem-me como é bom comer um gelado feito por nós!!!


Gelado de Morango e Manjericão


800 ml de natas
375 de leite gordo
400 gr de morangos
uma mão cheia de manjericão
330 gr de açúcar
2 ch sopa de sumo de lima+ 2 de sumo de limão
Lave e corte os morangos em quartos , junte 110 gr de açúcar e os sumos. Envolva tudo até o açúcar se dissolver. Tape com película e deixe  marinar no frigorifico durante 2h.
Ao fim desse tempo, coloque metade dos morangos no processador, juntamente com o manjericão, enquanto  bate o leite com o restante açúcar na batedeira. Depois do açúcar dissolvido, junte as natas e o puré de morangos e manjericão. A receita original, leva uma colher de café de pimenta preta moída na hora. Eu omiti porque tenho crianças e achei que não seria do agrado deles.
Vai ao frigorifico 6 a 8h para a mistura ficar bem gelada. Coloque na máquina de fazer gelados durante 30m. Ao fim de 20m, junta-se os restantes morangos esmagados com um garfo.
Vai para o congelador.

Notas:
Quem não tiver máquina de gelados, é só por num recipiente e de hora a hora, durante 3 a 4 horas , mexer com um garfo ou vara de arames para quebrar os cristais de gelo. 
O manjericão dá-lhe um sabor muito fresco e combina perfeitamente com os morangos . Os meus filhos adoraram!!!
Tirado do livro " What Katie Ate" de Katie Quinn Davies


Sem comentários:

Enviar um comentário