quarta-feira, 4 de junho de 2014

Granola de Amêndoas e Coco

Não sei se vos acontece, mas o Pequeno- Almoço é a refeição que mais prazer me dá. Não sei se é por não dar muito trabalho a arrumar a cozinha depois de acabar.....  O que é certo, é que gosto mesmo de me sentar e comer as minhas torradas com manteiga e o meu galão. Sou muito básica no que toca a pequenos-almoços. Como quase sempre o mesmo! E é esta tendência que estou a tentar contrariar. Não sou nada fã de cereais. Mas esta granola....bem.... são cereais, mas leva ingredientes orgânicos e sou eu que os escolho. Não leva açúcar, como tal não é excessivamente doce. Com fruta e iogurte grego é como eu gosto de a comer!! Vou dar folga às torradas e ao leite!!!

Ingredientes ( inspirada no livro Dia a Dia da Mafalda Pinto Leite):

3 chávenas de flocos de aveia orgânicos
2 chávenas de flocos de centeio orgânicos
2 chávenas de amêndoas picadas
1 chávena de frutos secos picados à escolha ( eu escolhi avelãs e castanhas do Pará)
3/4 de chávena de óleo de côco ( em alternativa, óleo de amendoim ou de girassol)
1/4 chávena de mel
1/2 chávena de xarope de Ácer ( em alternativa mel)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 e 1/2 colher de sopa de canela
1 e 1/2 colher de chá de sal fino
1 chávena de côco em flocos e passas
Pepitas de chocolate

Forram-se 2 tabuleiros de forno e pré aquece-se o forno a 180º.
Misture os flocos com os frutos secos. Junte a canela, o sal e a chávena de côco e passas. Numa frigideira, aquece-se o óleo, com o mel e o xarope de Ácer e a baunilha. Qdo estiver quente, junta-se aos secos e mistura-se bem, até o liquido envolver bem os cereais.
Espalha-se pelos 2 tabuleiros e vai ao forno durante 20m, mexendo-se de 5 em 5m para não deixar queimar. Ao fim desse tempo, ela estará dourada. Retira-se do forno, transfere-se para uma tigela para arrefecer. Quando estiver fria, adicione mais flocos de côco e algumas pepitas de chocolate.

Guarda-se em recipientes herméticos e dura uns 2 meses em perfeitas condições.

É uma alternativa aos cereais de compra. Muito menos doce e se levar ingredientes orgânicos ( fáceis de encontrar nas lojas de produtos naturais), muito mais saudável. Com leite ou iogurte, é como preferirem.
Os frutos secos e o côco são meramente indicativos, podendo-se ajustar ao paladar de cada um!
O óleo de côco branquinho deve-se ao facto de ficar espesso com a temperatura ambiente. É muito aromático, por isso se o encontrarem nas lojas acima referidas, comprem-no. Acentua o gosto a côco da granola.

1 comentário:

  1. Adoro Granola, Isabel!! ...e esta promete ser uma ótima sugestão para começar o dia. Beijinhos e obrigada pela partilha <3

    ResponderEliminar