quarta-feira, 13 de abril de 2016

Papas de Aveia, Banana e Nozes






O pequeno almoço é a refeição que mais prazer me dá. Adoro tomá-lo sem pressa ( o que em dias de semana é muito difícil ).  Desde panquecas, a torradas e uns ovos estrelados, que bom que é estar sentada à mesa, com uma grande chávena de café. Nunca consegui perceber bem as pessoas que nunca tomam esta refeição. Eu acordo sempre com fome e a pensar no que vou comer!! Para mim é impensável sair de casa sem comer.
Estas papas além de serem rápidas de fazer, são muito nutritivas e saciantes.  Não levam açúcar, mas como a banana  é doce, só precisam de um fio de mel. 
Levam também óleo de coco e manteiga de amêndoa ( ou de caju) o que as torna ricas em proteína e fibra.
Uma maneira bem saudável de começar o dia e de variar os pequenos almoços.



Papas de Aveia, Banana e Nozes

Ingredientes:

1 cháv de flocos de aveia
1 chávena de leite de amêndoa ( ou outro à vossa escolha)
2 chávenas de água
1 pitada de sal
1 banana
1 ch de sopa de óleo de coco
1 ch de sopa de manteiga de amêndoa
1 fio de mel
canela a gosto
1 punhado de nozes ( ou outros frutos secos. Eu gosto de juntar passas e amêndoas, mas vou variando conforme me apetece)


Coloque a aveia, a água e o leite numa panela e junte a pitada de sal. Leve ao lume médio e deixe cozer uns 15m. Vá mexendo de vez em quando. Junte a banana cortada às rodelas e  deixe cozer mais 2 m ( para variar, pode ralar uma maçã que fica igualmente bom mas menos doce). Acrescente o óleo de coco e a manteiga e mexa até estarem bem incorporados na papa.
Apague o lume e sirva numa taça.
Polvilhe com canela, um fio de mel, as nozes partidas e alguma fruta: framboesas, morangos, maçã, etc!

Fica uma delicia!




5 comentários:

  1. Nisso somos tão iguais! Eu adoro o pequeno almoço! Adoro tomá-lo com tempo! Até gosto de ter uma mesa assim bem recheada! Mas é claro que estando de dieta tenho de me conter! Mas não dispenso as papas de aveia! Adoro, adoro! Gosto delas com os mais variados sabores! Não como todos os dias pois há que variar mas por mim era todos os dias, não me fartava! Este gosto já vem desde a minha infância pois a minha mãe fazia muitas vezes, numa versão bem mais calórica é certo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro para mim é o pequeno almoço perfeito, sem esquecer um café.
    Ficaram uma delicia

    ResponderEliminar
  3. Cá eu sou suspeita para comentar este post, pois embora saiba que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, não consigo comer mais de manhã, que uma peça de fruta, ou um smoothie.
    Quanto a papas, detesto e por isso acho injusto comentar, lol, mas gosto do aspecto!!.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro papas de aveia e como-as ,às vezes, para o pequeno-almoço. Adorei esta versão, bem saudável e recheada de ingredientes deliciosos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. A doro uh tudo de bom esta papa amei aprovo mais cuntas caloria tem esta papa ?

    ResponderEliminar