quarta-feira, 6 de abril de 2016

Hot Cross Buns e mais um desafio do Sweet World



Desta vez o desafio  do Sweet World da Lia ( do Blog Lemon&Vanilla) e da Susana ( do  Blog Basta  Cheio) é fazer uma de duas opções ( ou as 2!!!!!) : Hot Cross Buns ou Simnel Cake. Confesso que fiquei bastante indecisa qual dos dois escolher. Pode ser que até consiga fazer os dois! Mas por agora, estou bastante satisfeita por ter escolhido estes pãezinhos lêvedos tão saborosos. 



Eu sou fanática por especiarias. Tenho uma gaveta cheia delas e ando sempre à procura de mais. Tenho saquinhos ainda por abrir, trazidos das minhas viagens. As minhas viagens têm esta pequena maravilha que é trazer um bocadinho do mundo para a minha cozinha. Cada vez que vejo uma nova, lá a trago. Posso até não saber em que a vou utilizar, mas vem comigo na mesma. E depois, o cheiro, o aroma que trazem é de fazer perder a cabeça. E estes Buns levaram uma variedade fantástica delas. Pela primeira vez, utilizei o All Spice que tinha trazido dos EUA há uns valentes meses mas ainda estava fechado. É uma espécie de pimenta doce em pó, com forte cheiro a canela, cravinho e noz moscada vinda das Caraíbas, daí por aqui lhe darem o nome de pimenta da Jamaica. Adorei e achei que deu um toque tão especial aos pães. Depois, a minha adorada "5 especiarias chinesas" ( 5 Chinese Spices, também trazida dos EUA), uma mistura de cravinho, canela, estrela de anis, erva-doce e pimenta Szechuan.  
A minha cozinha começou a cheirar tão bem às diferentes especiarias! 


Procurei várias receitas mas logo fui calhar na do Jamie Oliver! Não experimentei mais nenhuma, mas esta ficou tão boa que provavelmente me irei ficar por esta. Fiz pequenas alterações, como macerar as passas e a laranja cristalizada em sumo de maçã e acrescentar as especiarias a meu gosto. Para cobertura, agradou-me muito a da Lia, um xarope de laranja e mel que realmente ficou muito bom e deu-lhe um toque final glamoroso ( o Jamie usa só mel).
Os pequenos almoços têm sido mais apetitosos graças a estes pãezinhos e passados 3 dias ainda estão fofos e muuuuito saborosos!



São feitos tradicionalmente no Reino Unido para a Páscoa, mais concretamente para a sexta-feira santa. E têm uma cruz em cima, daí o nome. Mas se querem mais curiosidades acerca destes Buns, vão ao blog da Lia http://lemonandvanilla.blogspot.pt/2016/03/hot-cross-buns-easter-and-sweet-world-o.html, e ela conta-vos tudo!



Hot Cross Buns
( rende 13)

500 gr de farinha T65
14 gr de fermento de padeiro seco
200 ml de leite
55 gr de manteiga derretida
1/2 ch de chá de sal
1 ch de chá de All Spice
1 ch de chá de 5 Chinese Spices
1 ch de chá de canela
70 gr de açúcar
1 ovo
55 gr de sultanas ou passas
30 gr de arandos ( cranberries)
100 ml de sumo de maçã
2 tiras de casca de laranja cristalizada

Para a cruz:
2 ch de sopa de farinha
4 ch de sopa de água

Para a cobertura:
2 colheres de sopa de mel
50 ml de sumo de laranja

Pique a casca da laranja cristalizada e junte-a às passas cobrindo-as com 100 ml de sumo de maçã. Deixe macerar durante 1 h.
Aqueça o leite até estar morno e junte-lhe o fermento. Deixe repousar uns 10 m. Derreta a manteiga no microondas.
Na tigela da batedeira, peneire a farinha, junte-lhe o sal, o açúcar e as especiarias e mexa até estar tudo bem misturado. Abra uma cova no meio da farinha e deite o ovo ligeiramente batido, 50 ml do sumo de maçã onde as frutas estiveram a macerar, a manteiga derretida e o leite com o fermento. Mexa com um garfo para combinar os ingredientes. Monte na máquina o gancho de amassar e deixe a máquina trabalhar durante uns 10 minutos até ter uma massa lisa que se despega das paredes da taça ( junte um pouco mais de farinha se não despegar). Se preferir pode sempre amassar à mão numa superfície enfarinhada. Quando a massa já estiver bem suave e elástica, junte-lhe as frutas escorridas do sumo e mexa até elas estarem incorporadas.
Unte uma taça com óleo e coloque a bola tendo o cuidado de a virar dentro da taça para os dois lados ficarem oleados.
Tape e deixe levedar durante umas 2h ou até dobrar de volume.
Quando estiver levedada, retire-a para a bancada enfarinhada e amasse-a um pouco para lhe retirar um pouco de ar.
Pese 75 gr de massa e molde bolas. Coloque-as em 2 tabuleiros de ir ao forno forrados com papel vegetal. Deixe espaço entre elas pois irão levedar mais 30m tapadas com um pano de cozinha. Enquanto isso, pré-aqueça o forno nos 190º.
Faça o preparado para a cruz: misture a farinha com a água fria até não ter grumos e transfira para um saco de pasteleiro.
Findo os 30 m , pincele os Buns com clara de ovo batida ( ou o ovo inteiro batido) e faça uma cruz com o saco de pasteleiro.
Leve ao forno entre 15 a 20m. 
Enquanto cozem, faça a calda. Leve ao sumo o sumo de laranja com o mel e deixe ferver até ter um xarope ( cerca de 7 m).
Quando estiverem dourados e cozidos, retire-os para uma grelha de arrefecimento e pincele-os com a calda de laranja.

Ficam deliciosos com um pouco de manteiga e uma compota de laranja que faço todos os anos por esta altura! 

Enjoy life eating food that brings you happiness! 















10 comentários:

  1. Esses pãezinhos só podem mesmo ser muito aromáticos e deliciosos! Também gosto muito de especiarias e o cheirinho que deixam na casa é do outro mundo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete! Ficaram tãaaao bons! Gr Beijinho!

      Eliminar
  2. Querida Isabel,
    Nem sei que te diga, pois apetecia-me devorar um destes teus buns e já!!!
    Adoro allspice e adoro 5 chinese spice e sim, consigo imaginar o cheirinho que emanava do teu forno ao preparares estes buns perfeitos e tão convidativos!
    Muito obrigada pela participação, referência e simpatia,
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia! Bela sugestão a tua! Adorei! Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá Isabel,
    Os buns ficaram lindos e bem apetecíveis. Imagino que do mais aromático que há.
    Muito bom aspecto e seguramente deliciosos :)
    Óptima participação!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana! Mas confesso que o teu Simnel Cake ainda está nos meus planos!
      Gr beijinho!

      Eliminar
  4. Que lindos ficaram os teus e tal como tu, tenho me deliciado com eles ao pequeno almoço :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel,
    Gostei dos seus buns, ficaram lindos e tentadores.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, muito obrigada pelas suas palavras! Um beijinho!

      Eliminar