terça-feira, 12 de abril de 2016

Bolo de Chocolate e Vinho do Porto






















Estou tão habituada a fazer bolos de aniversário para as outras pessoas que, quando chegam os meus anos, fico sempre indecisa se faço para mim ou não. Quando finalmente me decido, penso: e agora? Faço decorado com pasta de açúcar? Não! Vou treinar os naked cakes!
Geralmente, nós aqui em casa somos as cobaias da minha constante procura de novas receitas. Quando é para fora, jogo sempre pelo seguro e nem pensar em arriscar uma receita não experimentada por mim. Agora, quando é para nós, vamos lá arriscar!!



Ao "passear" pelo blog Migalha Doce, esta receita ficou logo guardada no 'must do'. A Sandra fez uns cupcakes, mas eu resolvi transformar a sua receita num bolo. Apesar de os queques da Sandra terem ficado fofos, o meu bolo ficou mais tipo brownie, bem denso pois usei cacau cru. É mesmo para quem é viciado em chocolate ( que não é o meu caso, confesso) !





Mas passemos à receita:

Bolo de Chocolate e Vinho do Porto

(adaptado do Blog Migalha Doce, fiz a receita a dobrar)

Ingredientes:

340 gr de farinha com fermento
70 gr de cacau cru
200 gr de açúcar amarelo
4 ovos previamente batidos
1 pitada de sal
300 ml de leite
160 ml de óleo
110 ml de Vinho do Porto 

Pré-aqueça o forno nos 180º e unte e forre com papel vegetal o fundo de uma forma de 18cm.
Peneire a farinha e o cacau para uma taça grande. Junte o açúcar e o sal e mexa até estarem combinados.
Noutra taça, bata os ovos e misture o leite, o óleo e o Vinho do Porto. 
Junte os líquidos e misture até estar tudo ligado. Eu combinei somente até não haver grumos. Creio que se tivesse batido com a batedeira e tivesse incorporado algum ar na massa, o bolo teria ficado mais fofo. Envolvi somente os ingredientes até a massa estar lisa e sem grumos e verti na forma. Levei ao forno durante uns 40m, até espetar um palito e sair limpo.
Deixe arrefecer um pouco na forma antes de desenformar.
Deixe arrefecer.

Para a calda de V. do Porto:

30 gr de açúcar
30 ml de água
30 ml de V. do Porto

Leve os ingredientes da calda ao lume durante uns 8m, até o açúcar estar derretido e a calda ligeiramente espessa . Deixe arrefecer.


Parta o bolo em 3 partes e colocar a 1ª num prato de servir. Pincele com a calda de V. do Porto.
Com o saco de pasteleiro faça uma borda  a toda a volta.
Recheie com compota de frutos vermelhos e lâminas de morangos.
Coloque a 2ª fatia de bolo e volte a pincelar com a calda e a fazer o rebordo com o buttercream. Recheie novamente ( eu coloquei frutos do bosque nesta camada).
Coloque a última camada e cubra o bolo todo com o buttercream. Alise bem e leve ao frio durante uns 30m para o creme firmar. Alise novamente até estar  todo bem lisinho.

Para a ganache de chocolate:

60 gr de chocolate de culinária
80 gr de natas

Parta o chocolate em pedaços para uma taça e verta as natas por cima. Leve ao microondas na potência máxima durante 30s . Mexa bem até o chocolate estar completamente derretido ( leve novamente ao microondas se ainda não estiver bem).
Deixe arrefecer e cubra o topo do bolo tendo o cuidado de espalhar até ao rebordo para dar o efeito de gotas.

Decore como achar melhor. Eu derreti chocolate que depois espalhei numa forma de papel vegetal e depois de ir ao frio, parti em pedaços e decorei com morangos e physalis! 

Na minha opinião, ficou um bolo muito bonito! Se querem dar uma prenda de aniversário a alguém, porque não um bolo que encante o aniversariante?

Gostam?

O arranjo de flores foi feito pela minha querida mãe, que me enche a casa de flores!!









O que vêm aqui no fundo do prato é a deliciosa calda de Vinho do Porto! Eu adorei esta calda ou não fosse eu uma gulosa por V. do Porto!

1 comentário:

  1. Está lindo, Isabel! Eu adoro naked cakes! Desde que comecei a fazê-los, nunca mais fiz outros! São tão mais fáceis e ficam sempre lindos! O teu está para lá de lindo, está lindíssimo! Ainda por cima adoro bolos tipo brownies! Ainda ontem à noite fiz um bolo brownie pois tenho visitas hoje! Beijinhos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar