quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolo de dióspiro / Persimmon Cake




Bom dia!!! Já estamos no Outono, mas nem parece, não é?
Têm estado uns dias lindos e quentes! As noites mais frescas já fazem pensar que este calor em breve se irá embora!
É altura de marmelos, dióspiros, abóboras e em breve virão as castanhas e as batatas doces saborosas.

Dia Um na Cozinha, é um projecto que todos os meses lança o desafio de confeccionarmos um tema a ser lançado no dia um de cada mês. O do mês de Outubro são os bolos de Outono.
Já há uns meses que queria participar mas entre trabalho, família e bolos decorados cada vez tenho menos tempo para fazer novas receitas. Mas este mês consegui!!!



Com uma caixa cheia de dióspiros que, apesar de aqui em casa se comerem bem, já estavam no ponto de se desfazerem achei que era o ingrediente de outono perfeito para criar um bolo.
A receita é do blog Little Sweet Baker, mas eu fiz algumas adaptações. Os bolos americanos ( ela é do Canadá) levam poucos ovos e eu como boa portuguesa que sou, acrescento sempre alguns à massa dos bolos!

O dióspiro ( caqui no Brasil, persimmon em inglês) deve de ser comido muito maduro, quase a desfazer-se. De contrário, ficamos com um sabor muito áspero e desagradável na boca. Talvez pela sua aparência quando estão muito maduros não ser a melhor, quando era miúda nem pensar em tocar-lhes. Foi o meu marido que me ensinou a gostar deles. Realmente quando somos pequenos há coisas que nos fazem confusão e dizemos que não gostamos sem nunca termos provado. Era o meu caso! Provei-os já depois de casada e gostei. Felizmente os meus filhos gostam de toda a fruta e esta não é excepção!

Este fica um bolo pudim, muito húmido e gostoso. Baixinho, fica consistente mas ao mesmo tempo nada pesado de se comer. A fruta dá-lhe aquela consistência de pudim! Muito agradável! Até o meu filho que só gosta de bolos básicos gostou deste.

Vamos lá passar a esta receitinha de Outono!






Bolo de Dióspiro/ Persimmon Cake

Ingredientes:

2 chavenas de polpa de dióspiro ( retirei-a da casca com uma colher de sopa, porque estavam mesmo a desfazer-se de tão maduros que estavam)
4 ch de sopa de manteiga derretida
5 ovos ( a receita original leva 2)
1 chav. de açúcar mascavado
1/2 chá  de açúcar amarelo ( na receita original leva 1 cháv. de açúcar refinado)
2 cháv. de farinha com fermento
1 ch chá de extrato de baunilha
1 ch chá de canela
1 pitada de sal
1/2 cháv de nozes ( opcional, eu não coloquei a pedido do meu filho)

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo com o sal. Bata as gemas com os açúcares até a mistura estar fofa. Acrescente a manteiga, a polpa de fruta, a canela e a baunilha. Bata bem até tudo estar bem ligado. Acrescente a farinha aos poucos e bata somente até estar incorporada na massa.
Envolva as claras e por fim, as nozes se optar por as juntar.
Verta para uma forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve a cozer em forno pré-aquecido nos 180º durante uns 35 m.
Retire o bolo forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de desenformar.

Eu servi-o acompanhado de um creme de mascarpone e baunilha que me tinha sobrado de um outro bolo, mas simples fica igualmente delicioso.

Espero que gostem de dióspiros e que esta seja uma sugestão diferente de os utilizar .












8 comentários:

  1. Diospiro nao é a minha fruta preferida mas gosto! Ainda esta semana fui à frutaria mas os que havia nao eram grande coisa! Gostei desse bolo, ficou com uma consistencia tipo brownie e isso agrada-me! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. .Que maravilha, fica quase com textura de pudim, deve ser delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que lindo bolo Isabelinha!!
    Adoro diospiros, mas nunca experimentei fazer bolo com este fruto.
    Mais um a experimentar! Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulinha ! uma maneira diferente de os utilizar ;) Bjnho gr

      Eliminar
  4. Nunca utilizei dióspiros para fazer bolos. Aliás nunca comprei dióspiros com este objetivo. Mas fiquei com vontade de experimentar Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu todos os anos tenho alguns disparos que uma vizinha da minha mãe lhe dá! Este ano foram um bocadinho mais, daí ter-lhes dado este destino! Espero que goste! Bjnhos

      Eliminar