segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tarte de Lima / Limão Merengada



Precisava de uma sobremesa para o dia de Páscoa. O meu sogro iria trazer o borrego e eu iria fazer os acompanhamentos e sobremesa. Em conversa com uma colega, ela sugeriu-me esta tarte de lima e limão. Fresca, a lima deixa-a com um aroma muito agradável. Melhor do que feita só com limão. Foi um sucesso!




Tarte de lima/Limão Merengada

Ingredientes:

Para a base:

1 pacote de bolacha maria triturada
125 gr de manteiga sem sal derretida

Recheio:

6 ovos
1 dl de sumo de limão
1 dl de sumo de lima
raspa de 2 limões grandes
raspa de 3 limas
150 gr de iogurte grego
1 lata de leite condensado
3 ch sopa de açúcar

Para a base, triturar a bolacha e juntar a manteiga derretida. Espalhar numa tarteira, na base e nos lados. Calcar bem com as costas de uma colher. Levar durante 10m ao forno nos 180º.

Prepare o recheio: bata 1 ovo inteiro com 5 gemas. Junte as raspas de limão e de lima e os sumos. Adicione o leite condensado e o iogurte grego. Misture tudo muito bem.
Verta o preparado em cima da base já fria e leve ao forno aquecido nos 170º durante 30m.
Retire e deixe arrefecer.

Prepare o merengue: bata as 5 claras com uma pitada de sal. Quando formar picos suaves, junte o açúcar e bata até estar espesso e brilhante.
Coloque num saco de pasteleiro e decore ( ou simplesmente ponha por cima da tarte e com as costas de uma colher levante o merengue em picos).
Leve ao forno aquecido nos 200º na função grill para tostar o merengue.

Sirva assim morna ou leve ao frio até ficar bem fresquinha. É boa das duas maneiras.

Receita dada pela minha colega Paula Gonçalves, que me disse para substituir as natas por igual quantidade de iogurte grego. E resulta! Fica um creme delicioso e mais saudável!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário