segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Filhós de Forma



A primeira receita de 2015!!
Espero que seja um Bom Ano para todos vocês que me acompanham com tanto carinho!

Deveria de ter de publicado esta receita antes do Natal, para terem tempo de a experimentar nessa altura. Mas a verdade é que a falta de tempo só agora me permite partilhar convosco a receita das Filhoses de Forma da Tia Silvia ( avó do meu marido, que apesar de já não se encontrar entre nós, é recordada com grande carinho).

Não vos vou mentir e dizer que são muito fáceis de fazer. Até se acertar com a temperatura certa do óleo estragam-se algumas, mas esta receita rende tanto, que acaba por não fazer grande mal. O óleo não pode estar muito muito quente, porque ao aquecer a forma nele, se ela vier demasiado quente a massa cozinha logo e não se prende à forma. Por isso, aquece-se bastante óleo, coloca-se a forma uns 5 segundos nele e depois molha-se na taça da massa quase até à borda da forma. Transfere-se para o óleo e faz-se uns movimentos circulares para a massa se desprender.

As minhas foram feitas no dia 24 e hoje ainda estão boas! Guardadas numa caixa hermética ou num saco de plástico, duram bastantes dias.

Mas passemos à receita:

Filhoses de Forma

Ingredientes:


500 gr de farinha sem fermento

5 ovos
1 ch de sopa de açúcar
4 dl de leite
raspa de 2 laranjas
1 cálice de Vinho do Porto

Numa tigela peneire a farinha com uma pitada de sal. Acrescente o açúcar e o leite. Fica uma massa mole.
Junte a raspa de laranja, as gemas e o V. do Porto. Mexa bem e deixe a massa repousar.
Na altura de fazer as filhoses, bata as claras em castelo e junte-as à massa. Se esta estiver muito grossa acrescente um pouco de água ( tudo irá depender do tamanho dos ovos. Os meus eram bem grandes, daí não ter juntado água).
Aqueça o óleo em lume médio. Aqueça a forma durante uns 5 segundos e mergulhe-a na massa tendo cuidado para não passar o topo da forma. Transfira-a imediatamente para o óleo e com movimentos verticais solte a massa para fritar. Vire-a quase logo de seguida. O meu conselho é que seja um trabalho a 4 mãos. Enquanto uma pessoa está com a forma, a outra está logo pronta para as virar e tirar. Estas filhoses fritam em poucos segundos. Deverão ficar apenas louras e não muito fritas.
Servem-se passadas por açúcar e canela.

Como já vos disse, aguentam-se vários dias em perfeitas condições!!

Espero que seja do vosso agrado!




Sem comentários:

Enviar um comentário