quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bolo de Limão e Tomilho





A minha pequena horta tem algumas coisas de me dão muita alegria. A framboeseira que há dois meses todas as semanas me brinda com meia dúzia de framboesas; a única courgete sobrevivente que me dá courgetes enormes; os quilos de tomate cherry e as aromáticas! Uma delas é o tomilho, que eu adoro para temperar peixe. Tenho dois, o tomilho normal e o tomilho-limão. Este último, quando o esfregamos na mão, deita um cheiro cítrico muito agradável.
Apetecia-me fazer um bolo. Um bolo que cheirasse a Outono! Andei a pesquisar, e a Patricia do Technicolor Kitchen, tinha feito uma adaptação de uma receita do Nigel Slater ( que eu adoro!!) de bolo de limão e tomilho. Não sei que tipo de tomilho ela usou. Eu usei o tomilho-limão!

Ficou tão bom! Um bolo amanteigado, húmido e a saber bem a limão! Se gostarem tanto de limão como eu, não deixem de o experimentar!

Aqui vos deixo a receita:


Bolo de Limão e Tomilho


Ingredientes:

100 gr de farinha de trigo com fermento
100 gr de amêndoa moída
200 gr de açúcar
200 gr de manteiga amolecida
raspa de 2 limões
1 ch chá de folhas de tomilho-limão
4 ovos grandes
1/2 ch chá de extrato de baunilha

Para a calda:

4 ch sopa de açúcar
sumo de 2 limões
1/2 ch chá de folhas de tomilho-limão

Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Numa tigela, peneire a farinha e misture a amêndoa. 
No almofariz, esmague as folhas de tomilho com um pouco de açúcar, até estarem desfeitas e o açúcar com uma cor esverdeada.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga com os açúcares até estar um creme branco e fofo.
Acrescente a raspa de limão, a baunilha e os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Por fim, acrescente as farinhas lentamente. 
Verta na forma e leve ao forno, durante aproximadamente 35m, até estar cozido.

Quando o bolo estiver quase cozido, faça a calda. Junte o sumo de limão com o açúcar num tachinho pequeno. Leve ao lume e quando o açúcar estiver dissolvido junte as folhas de tomilho e deixe ferver durante 1m.

Retire o bolo do forno, pique-o e verta sobre ele a calda, mas de forma gradual.
Desenforme-o quando estiver frio!










Sem comentários:

Enviar um comentário