quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bolo de Requeijão e Doce de Abóbora



Sabem quando temos um armário cheio de compotas feitas por nós e não sabemos muito bem o que lhes fazer? Além de distribuir alguns frascos, acabo sempre por fazer  mais do que consumimos. E como gosto mesmo de experimentar combinações de sabores, vou sempre fazendo mais.
No outro dia ao ver a tão clássica sobremesa das nossas Beiras, o requeijão com doce de abóbora, pensei que ainda tinha uns frascos de há 2 anos! Sim, 2 anos !!! E está perfeita! Resolvi experimentar fazer um bolo com estes dois sabores. E não é que ficou bom? Muito húmido, tipo queijada com um sabor tão bom a abóbora! E não levou açúcar, com excepção ao que tinha adicionado na confecção da compota. Juntei-lhe somente 2 colheres de xarope de arroz, só para adoçar um pouquinho mais porque achei que faltava ainda um bocadinho de doce.

E na minha despensa ficou um frasco de compota a menos ;)




Bolo de Requeijão e Doce de Abóbora

Ingredientes:

1 requeijão de Seia
1 frasco de 250 ml de compota de abóbora ( a minha era caseira, com belos pedaços de abóbora)
5 ovos médios
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
3 chávenas de farinha
1 ch de sobremesa de fermento
2 ch de sopa de xarope de arroz ( poderá utilizar xarope de agáve ou mel)
1 ch de chá de extrato de baunilha

Ligue o forno nos 180º
Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Desfaça o requeijão e junte-lhe as gemas. Bata bem até estarem incorporadas no requeijão. Adicione a compota e deixe bater. Junte a baunilha e o leite. Quando a mistura estiver homogénea , adicione o óleo e por fim, a farinha com o fermento. Nesta altura, prove a massa e se achar pouco doce, junte então o xarope de arroz ou o agáve. Envolva as claras com uma colher de pau e verta o preparado na forma.
Leve ao forno durante uns 35 a 40m.

Simples e tão bom !!!








4 comentários:

  1. Um bolo humido e denso como eu gosto! Fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel: parece mesmo bom! Aquela fatia está a olhar para mim ( e eu sem a poder provar).Uma bela maneira de aproveitar a compota caseira.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar