segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Sopa Tailândesa com Camarão



A ver um programa de Nigel Slater ( que eu adoro!!!), vi esta receita fabulosa! Como já vos disse, já estive na Tailândia e estes sabores asiáticos são extraordinários. Identifico-me muito com eles! O uso das especiarias, do leite de coco, dos coentros é algo que me dá muito prazer!
Alguns dos ingredientes só se encontram nas lojas de produtos indianos ou chineses. Vale a pena procurá-los e tê-los no congelador.

Espero que gostem e experimentem estes novos sabores!

Sopa Tailândesa com Camarão

Ingredientes:


200 gr de massa de arroz
1 molho de coentros
1 pedaço grande de gengibre
2 folhas de lima kaffir
2 talos de lemongrass
2 alhos
1 fio de óleo
2 malaguetas ( se não quiser tão picante ponha só uma)
1/2 litro de caldo de galinha
1 lata de leite de coco
6 tomates cherry
200 gr de camarão descascado e congelado
1 colher de sopa de molho de peixe
sumo de meia lima
sal
hortelã e coentros picados para polvilhar

Numa tigela grande, coloque a massa e cubra com água a ferver. Deixe repousar.

No processador de alimentos, coloque o molho de coentros ( reservando parte das folhas para polvilhar no fim), os alhos, as malaguetas, o gengibre, o lemongrass partido em pedaços, as folhas de lima kaffir e um fio de óleo de girassol. Triture tudo até obter uma pasta.
Num tacho bem quente, ponha metade desta pasta e deixe fritar um pouco. Junte o caldo de galinha e um pouco de água e deixe ferver. Junte metade da lata do leite de coco. Quando ferver, junte os tomates partidos em pequenos pedaços, o camarão congelado e deixe ferver novamente por 4m. 
Acrescente o molho de peixe e retifique de sal ( atenção que o molho de peixe é salgado, por isso a quantidade de sal a acrescentar é reduzida). Veja se precisa de mais leite de coco. Este vai criar um sabor harmonioso com o gengibre e o lemongrass. Uma espécie de sweet and spicy soup!!
Por fim, o sumo de lima. 
Desligue o lume. 
Num prato de servir, coloque as noodles, o caldo com o camarão e polvilhe com um pouco da pasta crua, com coentros e hortelã picados.

Bom apetite!!!

Notas:

  1. As folhas de lima kaffir são um ingrediente que se pode omitir se não encontrar e não vale a pena colocar folhas de lima, porque não tem nada a ver. A lima kaffir é uma espécie de arbusto, não dá fruto.
  2. Não caia na tentação de não colocar o lemongrass. O seu sabor característico não é substituível por nenhum outro. Este é daqueles produtos que é imprescindível ter se quer cozinhar comida oriental.
  3. A pasta que sobrar, coloque-a num frasco e conserva-se perfeitamente no frigorifico por algumas semanas.

Receita de Nigel Slater!










Sem comentários:

Enviar um comentário