terça-feira, 12 de agosto de 2014

Compota de Tomate



Adoro ir à horta regar. Quando a água cai sobre as folhas dos tomateiros, o ar enche-se de um perfume fresco, que se mistura com o cheiro da terra molhada.
Sabiam que o tomate é um fruto? Sim, não é um legume, é um fruto! 
Quando era miúda, adorava pintar os lábios com doce de tomate!! A minha vizinha do lado, todos os anos nos dava uma generosa tigela deste doce. Eu pegava numa colher pequenina e literalmente besuntava a boca toda ( coisas de miúdas que adoram cor de rosa e de usar os saltos altos da mãe!!!).

Os meus tomateiros, estão carregados destes pequenos mini-tomates chucha. Muita saladas se têm feito por aqui com eles. Mas o meu vizinho agricultor tem sempre pena da minha horta e como tem legumes de sobra, deu-nos dois grandes sacos de tomates.
Tive de fazer esta compota. Tanto tomate, merecia um fim docinho!

Fiz assim:

Compota de Tomate

Para um kg de tomate pelado e escorrido de sementes utilizo 600 gr de açúcar 
2 cascas de limão ( só a parte amarela)
1 pau de canela

Numa taça com água bem quente, escaldam-se os tomates. Desta maneira, a pele retira-se muito facilmente. Apertam-se entre as mãos para sair o excesso de água e as sementes. Eu gosto de ver algumas sementes no doce, daí não as retirar na totalidade.
Num tacho de fundo grosso, colocar o tomate pelado, o açúcar, as cascas de limão e o pau de canela.
Deixe ferver em lume alto. Quando ferver, baixe um pouco o lume. Não tape o tacho. Atenção que se o lume estiver muito alto, o doce começará a espirrar.
Vá retirando a espuma que se forma em cima do doce.
Ao fim de 35m, retire para um pires frio um pouco do doce. Deixe arrefecer e passe o dedo. Se formar uma estrada, estará no ponto. O tempo que leva a apurar, depende do tomate ter muita ou pouca água. Vá fazendo o teste do ponto de estrada regularmente, para não deixar ferver de mais.
Quando estiver no ponto, triture um pouco ( eu gosto de sentir os pedaços de tomate, por isso não trituro muito).
Deite o doce em frascos previamente esterilizados. Feche-os e vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem ( no mínimo 30m). Irá criar um vácuo natural.

Esta compota aguenta bem de um ano para o outro. 
Esta é altura de a fazerem para oferecer no Natal. 

Notas:

Para esterilizar os frascos, coloque uma panela grande com água ao lume. Quando esta ferver, ponha os frascos e as tampas durante 10m a esterilizar.
Escorra-os sobre um pano limpo e encha-os com a compota acabada de fazer.

Se tiverem uma horta ou um vizinho que vos oferece kg de tomates biológicos, façam este doce. Se não tiverem... façam na mesma. Vale sempre a pena comer um doce caseiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário