quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bolo de Maçã e Pêra


A minha mãe deixou-me um saco cheio de maçãs e pêras. Pequeninas! As pêras não amadureciam nem por nada. Ao fim de uns dias, e ainda com a fruteira cheia delas e a minha filha a pedir-me para fazer um bolo, decidi dar-lhes este fim....
Não me arrependi! Fez um brilharete num jantar de amigos! E o caramelo disfarçou bem o facto de as pêras não estarem bem maduras.
Fica um bolo bem húmido. O meu bolo de banana é igual, só muda a fruta.

Deixo-vos aqui a receita!

Bolo de Maçã e Pêra

Ingredientes:


4 ovos

2 cháv de açúcar
2 cháv de farinha de trigo
1 cháv de amido de milho
1 cháv de manteiga
1 cháv de leite
1 colher de sopa de fermento ( se a farinha de trigo já contiver fermento, acrescentar uma colher de café)
1 maçã ralada

Caramelo
Maçã e Pêra para forrar o fundo da forma

Aqueça o forno nos 180º.
Forre uma forma com papel vegetal.
Descasque as pêras e as maçãs e corte-as em fatias grossas.

Faça um caramelo numa frigideira. Quando o caramelo tiver uma cor âmbar escura, junte-lhe uma noz de manteiga. Apague o lume e junte-lhe um pouco de natas para o caramelo ficar mais cremoso e não endurecer quando arrefecer. Forre o fundo da forma com o caramelo e disponha as fatias da fruta, até estar todo coberto.

Entretanto, faça a massa.
Bata as gemas com o açúcar e a manteiga amolecida. Vá juntando as farinhas alternadas com o leite. Junte a maça ralada, o fermento e por fim envolva as claras em castelo.
Deite a massa na forma por cima da fruta e leve ao forno durante aproximadamente 45m.
Alguns pedaços de fruta irão desprender-se do caramelo e subir pela massa. E fazem muito bem porque conferem uma textura húmida ao bolo.

Fica um bolo grande e muito saboroso.

Bon Appetit!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário