quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mil Folhas de Morango e Mirtilos



Tinha esta receita na minha lista de "must do" há muito tempo e antes que acabem os morangos, resolvi meter mãos à obra.
É relativamente fácil de fazer e se tivesse deixado o glacé um pouco mais liquido, o resultado final seria mais bonito. Mas mesmo assim, partilho convosco a receita e as fotografias ( apesar de não as achar nada de especial...)!

Mil Folhas de Morango e Mirtilos

1 placa de massa folhada rectangular ( do Lidl), dividida em 3

Pré-aqueça o forno nos 200º.
Corte a massa em 3 rectângulos, transfira-os para 2 tabuleiros. Pique a massa com um garfo e cubra-a com papel vegetal e com uma travessa por cima para que a massa não cresça com o calor. Passados 7m de estar no forno, retire a travessa e o papel vegetal e deixe dourar.
Retire do forno e deixe arrefecer.

Para o creme de Pasteleiro ( ou crème patisserie)

550 ml de leite
1 vagem de baunilha
100 gr de açúcar
4 gemas
3 ch de sopa ( rasas) de farinha maisena
3 ch de sopa (rasas) de farinha custard
2 ch de sopa de manteiga

Leve o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio e as sementes raspadas ( com a ponta de uma faca, raspe todas as minúsculas sementinhas da vagem e coloque-as no leite). Deixe ferver em lume brando.

Na taça da batedeira, junte as gemas com o açúcar e bata bem até ficar cremoso. Junte a maisena e a custard e bata bem até a massa estar homogénea.
Quando o leite ferver, junte metade na mistura de ovo e mexa até estar incorporado na massa. Junte esta mistura ao leite que está no tacho e leve novamente ao lume brando. Mexa sempre. Em aproximadamente 5 m a mistura estará espessa devido ao cozimento das farinhas. Nessa altura, junte a manteiga e mexa até estar dissolvida.
Retire para um pirex e cubra com película aderente ( esta deverá estar em contacto com o creme para a parte de cima não ficar mais espessa que o resto).
Deixe arrefecer.

Glacé

1 clara de ovo
100 gr de açúcar em pó
umas gotas de sumo de limão
1 ch de chá de corante alimentar, de cor vermelha

Numa tigela, bata a clara com um garfo e vá juntando o açúcar peneirado. Junte umas gotas de sumo de limão. O glacé deverá ficar um pouco liquido ( o meu não estava e se o vermelho estivesse mais liquido e efeito mosaico teria ficado mais vincado).
Retire uma ch de sopa deste glacé e misture o corante vermelho. Reserve.


Montagem do Mil Folhas

No prato de servir ponha uma placa de massa folhada. Com a ajuda do saco de pasteleiro, cubra com creme e recheie com morangos e mirtilos. Ponha nova camada de creme. 
Em cima, coloque a 2ª placa de massa folhada. Repita o recheio. Por fim, coloque a última massa folhada e cubra com o glacé. 
Faça uns riscos no sentido do comprimento com o glacé vermelho ( eu fiz um pequeno cone em papel vegetal, onde coloquei o glacé - assim é fácil fazer um risco certo). Com um palito faça uns riscos no sentido da largura, começando de cima para baixo e depois de baixo para cima.

Enfeite com morangos e mirtilos!

Leve ao frio durante umas 2h.







Sem comentários:

Enviar um comentário