Quem me conhece, sabe bem que o que me dá mais prazer cozinhar são sobremesas. Mas como temos de almoçar e jantar todos os dias, os salgados também fazem parte do prazer de estar ao fogão!
Quando fui a Marrocos, há já 8 anos atrás, aprendi a gostar de 2 coisas: beterraba e cuscus!
Em Marraquexe, a Praça Jemaa El Fna sendo Património Mundial da Unesco, é um local vibrante, porta de entrada para o Souk, onde milhares de comerciantes vendem tecidos, animais, especiarias, chás e um sem número de produtos...
Foi lá que bebi os melhores sumos de laranjada da minha vida ( não sei como o meu fígado aguentou tanto sumo de laranja!!)
Chá |
As grandes e deliciosas laranjas |
As variedades de especiarias |
Frutos secos |
Uma farmácia local |
Melaço |
À noite, a praça transformava-se! Os animais e os encantadores de cobras, davam lugar às centenas de barraquinhas de comida. Foi lá, entre a variedade de legumes, que aprendi a gostar de beterraba! Era obrigatória na salada! O cuscuz era sempre "O" acompanhamento, isso e a quantidade de especiarias que os marroquinos põem na comida.
Gostei tanto de ir a Marrocos!
Tagines |
Mas hoje trago-vos um Cuscus! Um simples cuscuz, que no meu caso foi utilizado como acompanhamento, mas que é uma refeição por si só!!
Cuscus Marroquino
Ingredientes:
200 gr de Cuscus
250 ml de água a ferver
2 ch de sopa de azeite
2 nozes de manteiga
1 cháv. de grão cozido
1/2 cháv. de sultanas douradas
sal e pimenta
raspa de meio limão
1 pitada de cominhos
1 pitada de açafrão
1 punhado de salsa picada
Numa taça, coloque o cuscuz e o azeite e envolva com um garfo. Deite a água lentamente, e mexa para o cuscuz ir absorvendo a água. Tempere com sal, pimenta e as especiarias. Tape com película aderente e deixe repousar durante 5m. Retire a película e junte a manteiga. Mexa delicadamente para soltar os grãos. Junte a raspa de limão, o grão, as sultanas e por fim envolva a salsa.
Está pronto!
Pode acrescentar os ingredientes que mais gostar: ervilhas cozidas; cebola roxa laminada; coentros; arandos; maçã....etc! Use a imaginação!
Sem comentários:
Enviar um comentário