quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pão de Sementes



Há alguma coisa melhor que o cheiro do pão acabado de sair do forno? Adoro pão quentinho barrado com manteiga. Aliás, cá em casa todos adoramos!!
Tenho uma máquina do pão comprada há muitos anos e trabalha regularmente. É excelente para programarmos o fim do ciclo do pão para quando acordamos e comermos logo uma fatia de pão acabado de fazer! Este pão foi amassado e levedado lá, mas podem perfeitamente amassá-lo à mão durante uns 10m ou então com a batedeira com o gancho de amassar ( também já fiz desta maneira algumas vezes e sempre correu bem).

Este pão foi feito com farinhas, fermento e sementes biológicas. O que vos sei dizer, é que 4 dias depois de o ter feito, ainda está bom e fofo, bem acondicionado num saco. Fica com uma crosta crocante. Foi cozido numa panela de ferro tapada, que cria uma húmidade interior que desenvolve esta crosta fabulosa ( adoro a minha máquina do pão, mas a verdade é que o pão não fica com uma crosta estaladiça, parecendo-se mais com um pão de forma- o que também não é mau).
Quem não tem uma panela de ferro, deverá colocar um tabuleiro na parte inferior do forno quando o liga para aquecer. Quando põe o pão, deita um copo grande de água e fecha a porta. A água em contacto com o tabuleiro quente vai criar um vapor que se "agarra" ao pão enfarinhado e faz a bela da crosta! Fácil, certo?

Aqui vos deixo a receita:



Pão de Sementes

Ingredientes:

350 ml de água morna
30 gr de manteiga sem sal amolecida
1 e meia ch chá de sal
1 ch sopa de sementes de sésamo brancas + 1 ch das sementes de sésamo pretas
1 ch sopa de sementes de linhaça
1 ch sopa  de sementes de chia
1 ch sopa de sementes de papoila
300 gr de farinha de trigo T65 biológica
175 gr de farinha de centeio biológica
1 ch de sopa de açúcar mascavado
1 e 1/4 ch de fermento biológico seco

Para a cobertura:

leite para pincelar
sementes para polvilhar ( inclusive sementes de girassol)

Na máquina do pão:

Coloque os ingredientes pela ordem indicada, tendo em consideração que as sementes deverão repousar na água durante uns 10m antes de acrescentar os restantes ingredientes para, tanto a chia como a linhaça absorverem algum liquido e incharem.
Programe o ciclo amassar.

Na batedeira ou à mão:

Misture primeiro os secos e só depois a água morna ( esta com as sementes de chia e de linhaça demolhadas), devendo amassar uns 10 a 15 até a massa estar elástica ( sinal que a farinha desenvolveu o glúten).
Forme uma bola. Numa taça untada com um pouco de azeite, coloque a massa, tape com película aderente e deixe levedar durante 2h.

Depois da massa levedada, tranfira-a para um tabuleiro ou para um tacho de ferro polvilhados com farinha e coloque a bola de massa. Não a mexa muito para ela não perder o ar. Deixe-a levedar durante mais 30m. No fim desse tempo, pincele o pão com leite e polvilhe com sementes.

Enquanto a massa leveda, pré-aqueça o forno nos 230º.

Leve ao forno durante 10m nos 230º e depois mais 20/25m nos 200º.
O pão estará cozido quando ao pegar nele e lhe bater por baixo tiver um som oco.

Transfira-o para uma grelha de arrefecimento...se lhe conseguir resistir!!

Este foi feito na máquina do pão! Bom, mas não tão bonito!!



Sem comentários:

Enviar um comentário