segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pannacota de Coco, Erva Príncipe e Ananás / Coconut, Lemongrass and Pineapple Panna Cotta ( Vegan)










A querida Elisabete do blog cozinha100segredos lançou um novo desafio Açoreano. Desta vez, o ingrediente dos Açores seria secreto!


Desde o queijo da Ilha, à manteiga, às compotas ( de maracujá, batata doce, araçá, goiaba vermelha, etc), ao mel, ao vinho, os licores, ao chá....existem inúmeras possibilidades de criar uma receita fantástica!


O meu ingrediente secreto é: o lindo e maravilhoso  ananás dos Açores.





Quando há uns anos fui passar férias a S. Miguel, uma das visitas que fizemos foi às estufas de ananás. São tão bonitos, desde os mais minúsculos aos maiores! Estas fotos já têm uns anitos mas consegue-se ver bem a dimensão da estufa e como nasce a fruta. Aqui ainda eram pequenitos !





Adorei a visita, até porque não fazia a menor ideia de como cresciam os ananases! Foi introduzido na ilha no século XIX e desde aí a produção não parou tanto para consumo próprio como para exportação.



Um fruto sumarento e doce que cria sobremesas deliciosas.

Para este desafio, pensei numa pannacota com este ananás caramelizado. O resultado? Uma sobremesa indulgente, cremosa e rica com o sabor cítrico da erva príncipe a contrastar com o doce da fruta. Uma combinação vitoriosa! Acabou por sair uma sobremesa com os sabores asiáticos que eu tanto gosto !



Pannacota de Coco, Erva Principe e Ananás / Coconut, Lemongrass and Pineapple Panna Cotta 
(adaptada daqui )


Ingredientes:



1 cháv e 1/3 de creme de coco ( podem substituir por igual quantidade de natas, deixando de ser uma receita vegan)

1 cháv e 2/3 de leite de coco
3 talos de erva principe
1/2 cháv de açúcar
raspa e sumo de uma lima
1 pacote de gelatina
4 ch de sobremesa de iogurte grego ( opcional)


Para a cobertura de ananás:



metade de um ananás dos Açores

4 ch sopa de açúcar
2 nozes de manteiga


Num tacho junta  o creme e o leite de coco e os talos da erva principe ( bate-os primeiro com um martelo de cozinha para largarem mais sabor). Leva ao lume e junta a raspa e o sumo da lima. Junta também o açúcar. Quando começar a ferver, baixa o lume e deixa cozinhar durante uns 3 minutos. Retira do lume e deixa repousar durante 5m. Enquanto isso, hidrata a gelatina em pó em meia cháv de água durante uns minutos. 

Coa o leite de coco e descarta os talos e a raspa da lima. Junta a gelatina e mexe bem para a dissolver no liquido quente. Junta o iogurte grego ( quem quiser uma versão vegan, omite esta parte) e mexe bem para o incorporar. Volta a coar. 
Põe o liquido em forminhas ou copos e leva ao frio durante pelo menos 2h até estar sólido.


Para a cobertura, retira a casca e o caroço central ao ananás. Parte-o em pedacinhos.

Numa frigideira anti-aderente, põe o açúcar ao lume com um pouco de água. Não mexas com a colher de pau, roda só a frigideira para o açúcar não cristalizar. Quando estiver a ficar dourado, junta o ananás e a manteiga e deixa caramelizar. Retira do lume e deixa arrefecer.


Desenforma a pannacotta e cobre com o ananás!




Não te parece bem?



Obrigada a ti Elisabete, por fazeres desafios tão interessantes, empolgantes, entusiasmantes..... dando a conhecer produtos nossos e incentivando quem, como nós, gosta de criar !



Observações:

Eu compro a erva principe num supermercado asiático no Martim Moniz em Lisboa e congelo para ter sempre disponível . Cada vez que lá vou, compro lime-kefir,  pasta de caril vermelho, de caril verde e algumas especiarias, folhas de papel de arroz e massas japonesas. Como não fica perto de casa, compro quantidade que dê para algum tempo. Podes congelar a erva príncipe e a lime-kefir .













7 comentários:

  1. Gosto muito de panna-cotta, esta deve ficar uma delicia
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou São! Tem de experimentar! Uma boa semana para si! Beijinho gr!

      Eliminar
  2. Uma receita bem interessante e original. Com erva-príncipe deve ficar muito boa ( tenho no quintal um pé bem grande).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Isabel, esta pannacota deve ser qualquer coisa! Adoro sabores exóticos e esta parece ser mais do que perfeita! Uma excelente receita! Obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete! Eu adorei! Mas o ananás é que rematou na perfeição! Adorei o desfile do desafio! Bjnhos

      Eliminar
  4. Amo tudo e muito!!
    Amo panna cotta, amo a combinação de ingredientes e acho que a tua participação, de sabores exóticos e açorianos, está excelente!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida Lia! Obrigada! Também gostei muito! Sou como tu, amo todos estes ingredientes que nos levam tão longe estando aqui na nossa terra! Bjnhos gr

      Eliminar