quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Filhoses de Abóbora




O Natal aproxima-se a passos largos.
Na mesa de Natal da minha família, as filhoses de abóbora, os formigos, a aletria, as rabanadas e o bolo-rei sempre estiveram presentes. Para mim, não é Natal sem eles.
Mesmo quando tenho de passar as festas longe de casa, tenho de levar um deles na minha bagagem!
Estas filhoses, ficam leves e muito fofas. As quantidades apresentadas, são apenas uma referência. A minha mãe, que me deu a receita, faz tudo a olho!!


Filhoses de Abóbora

Ingredientes:

1,5 kg abóbora partida em pedaços pequenos
600 gr de farinha
10 gr de fermento de padeiro
100 gr de açúcar
raspa de 3 laranjas
2 dl de sumo de laranja
3 ovos
1 cálice de aguardente

Coza a abóbora em água e sal. Quando estiver bem cozida, escorra-a e deixe-a ficar no escorredor de um dia para o outro para perder toda a água.
Na batedeira, desfaça a abóbora com o gancho de amassar. Junte o açúcar.
Dilua o fermento no sumo de laranja.
Junte a raspa de laranja à abóbora e em seguida o sumo com o fermento e a aguardente. 
Junte os ovos, um a um. Bata muito bem. Por fim, acrescente a farinha ( se for necessário, junte mais farinha até a massa apresentar um aspecto rendado).
Tape com um cobertor e deixe levedar por 2 horas. 
Aqueça bastante óleo. Frite colheradas de massa até ficarem douradas.
Depois de fritas, passam-se por açúcar e canela.

São óptimas acabadas de fritar, no dia a seguir e se forem guardadas numa caixa hermética! 

São deliciosas e se as abóboras forem caseiras, como as minhas, melhor!! Ficam com uma cor laranja fantástica!




3 comentários:

  1. Oláaa:)
    Com grande prazer vim conhecer o teu cantinho, diz me uma coisa o peso da abobora que falas é cozida ou crua? com casca ou sem casca?:)

    Beijinho muito grande:)

    PS:

    Para a próxima tira uma foto ao interior para eu me deliciar ainda mais adoro adoro:)

    Beijoca

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Vanessa!
    Obrigada por passares por cá! Também já fui buscar o teu ( a seguir, sem dúvida ;) )!
    A abóbora é pesada crua e sem casca!
    Para a semana vou fazê-las ( não há consoada sem elas!!!) e tiro a foto para te mostrar!
    Beijinhos gr

    ResponderEliminar
  3. Muitas anos sempre fiz a olho mas parece que alguns dois anos que já não ficam como eram....
    Vou experimentar fazer a tua receita:)
    Vou confiar nesta deliciosa receita:)
    Beijinhos e feliz natal

    ResponderEliminar