Para o dia de S. Valentim trago uma sugestão de brunch, para partilharmos no meio dos lençóis com uma chuvinha a cair lá fora!
Um brioche feito com batata doce. Fica leve e fofinho. Ideal para acompanhar com uma compota de morango ou de laranja amarga! Hummmmmm!
Já imaginaram tomar o pequeno-almoço na cama com a vossa cara metade e comer um pãozinho tão bom como este? Pois é o que eu vou fazer amanhã!!!
Esta massa foi feita no processador de alimentos, mas podem fazê-la na MFP ou mesmo na batedeira ( depois de triturarem a batata já cozida).
Brioche de Batata Doce
Ingredientes:
200 gr de batata doce cozida sem casca
120 ml de leite
100 gr de manteiga
25 gr de fermento de padeiro
3 ovos médios
1 ch de chá de sal
1 ch de chá de extrato de baunilha
4 ch de sopa de açúcar aromatizado com canela
550 gr de farinha sem fermento T65
1 gema + 1 ch de chá de açúcar para pincelar
Coza a batata doce e depois de arrefecida triture-a no processador.
Aqueça o leite até ficar morno e junte-lhe o fermento até ele se desfazer.
Junte à batata o leite com o fermento e a manteiga amolecida. Deixe incorporar bem.
Adicione os ovos um a um, o sal, o açúcar e a baunilha.
Por fim, adicione a farinha aos poucos e deixe bater até a massa estar bem lisinha e sem grumos.
Polvilhe uma taça grande com farinha e verta a massa. Tape com película aderente e deixe levedar até dobrar de tamanho ( mais ou menos 2h).
Polvilhe a bancada com farinha e coloque a massa. Forme um rolo e corte este em 10 partes. Dê-lhes uma forma arredondada e disponha-os em forma de coração num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha ( se tiver uma forma neste formato é muito mais fácil.... eu não tinha, daí este coração um bocadinho torto!).
Deixe levedar durante mais 30m. Enquanto isso, ligue o forno nos 200º para ir aquecendo.
Quando a massa tiver levedado esta segunda vez, pincele-a com a mistura de gema e açúcar e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 20m ou até estar dourado.
Feliz dia de S. Valentim e mimem muito a vossa cara metade.... nem que mais não seja com um brioche delicioso como este!!
Hummmmm que coisa tão boa! Ficou lindo, fofinho e, de certeza, delicioso! Perfeito para o dia de hoje e para qualquer outro dia também. Adoro estas tuas receitas e vou levá-la comigo para a experimentar.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Que maravilha de pão! Para além de lindo parece ser tão fofo! Sou mesmo uma viciada por pão incurável! Beijinhos
ResponderEliminar