Ontem foi dia de repor o stock de manteiga de frutos secos. A minha de amêndoa tinha acabado e como queria fazer papas de aveia, teria de fazer mais. Numa ida à despensa, só tinha 50 gr de amêndoa! Não dava para nada. Mas cajus tinha muitos. E então pensei, vamos lá fazer a de caju ( castanha no Brasil).
E para que quero eu esta manteiga, perguntam vocês ? Para as papas de aveia ( junto sempre uma colher de sopa no fim de estarem cozidas), para os batidos ( ficam muito cremosos) e tenho uma receita da Márcia do blog Prata da Casa ( ela fez com a de amêndoa, mas com esta deve ficar igualmente boa!), de umas cookies que devem ser de babar!! Quem gostar, também poderá comê-la no pão como a manteiga de amendoim ( que também adoro).
Esta receita veio do livro "As Delícias de Ella", da Ella Woodward.
Para quem é intolerante à lactose, esta também é uma boa alternativa. Estas manteiga são ricas em aminoácidos, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.
Fica extremamente cremosa e bem mais barata que a de compra.
Vamos lá à receita, que vale para todas as frutas oleaginosas !
Ingredientes:
300 gr de cajus
Terão de ter um bom processador de alimentos para ficar cremosa e lisinha.
Ligue o forno a 180º. Ponha os cajus num tabuleiro e leve ao forno durante uns 10m ( este passo é perfeitamente dispensável, mas o tostar dá-lhe um gosto delicioso. Os meus eram cajus crus, daí tê-los tostado).
Retire-os do forno e deixe-os arrefecer um pouco.
Coloque-os no processador e triture durante uns 15m, até obter uma pasta lisinha. Irá passar de uma farinha a uma pasta devido aos óleos naturais presentes nos cajus. Terá de ir raspando as paredes do processador para a farinha descer e triturar.
Quando obtiver uma pasta cremosa é só colocar num frasco e guardar no frigorifico.
Vão ver que é deliciosa e para mim faz toda a diferença colocá-la nas papas de aveia!!!
Essa manteiga ficou com uma cor e uma consistências lindas! De caju nunca fiz! E também nunca juntei esse tipo de manteigas nas papas de aveia! Vou experimentar porque fiquei curiosa! Beijinhos
ResponderEliminarBoa Elisabete! Aprendi no livro da Ella e adorei. No fim de as papas estarem cozidas com banana, adiciono uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju e uma de óleo de coco. Canela, mel e frutos vermelhos e fica deliciosa! Experimenta! Gr beijinho
EliminarOlá Isabel: bem amiga, esta manteiga deixou-me de boca aberta! Que maravilha! Muito natural e com uma cor e uma consistência lindíssimas!! Obrigada pela receita ( bem fácil, por sinal, e que quero muito experimentar.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Querida Márcia! És um amor! Obrigada eu porque os teus comentários deixam-me sempre feliz ;)
EliminarFicou muito boa! Experimenta, é tão fácil!
Bjnho Gr
Ja fiz de amendoim e gsotei, mas esta eu ia adorar, esta perfeita.
ResponderEliminarObrigada São! Espero que experimente e goste também!! Bjnho
EliminarOlá Isabel!!!
ResponderEliminarFiquei absolutamente hipnotizada por esta receita!! Nunca experimentei, mas a julgar que sou fã da versão em amendoim, parece realmente ótima!!
Beijos mil e ótimo dia pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br
Olá Andrea! Fica mesmo boa! Experimenta com esses cajus maravilhosos do Brasil! Grande beijinho!
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOlá Isabel :)
ResponderEliminarGostei muito da sugestão da manteiga caju que ficará óptima também, na papa de aveia integral que é normalmente o meu pequeno almoço. E como sou intolerante à lactose é uma bela alternativa.
Um beijinho
Olá Rosa! Que bom que gostou! Como é muito rica, tanto em termos de sabor como de vitaminas, faz muito bem em juntá-la às suas papas de aveia! Eu faço o mesmo! Bjnhos
Eliminar