sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cheesecake de Maracujá


Cá em casa todos adoramos cheesecake. Tinha um frasco cheio de polpa de maracujá congelada de uns maracujás trazidos do Brasil. Como ainda não sabia o que fazer com eles, abri-os, tirei-lhes a polpa, pus num frasco e congelei-a.
A minha querida madrinha vinha cá almoçar e a pensar na sobremesa, depressa achei que um cheesecake leve e fresco seria o ideal para este dia quente.
Ficou tão bom, mas tão bom que subiu no ranking de sobremesas a repetir.
Aviso já que é para quem gosta de maracujá. Sem ser demasiado doce, tem o travo ácido e frutado do maracujá. Adoro!!!!

Para o curd de maracujá, usei a receita da Teresa do blog Lume Brando. Fiquei apaixonada e viciada neste curd. É tão bom que dá vontade de o comer as colheradas!! Alterei ligeiramente a quantidade de açúcar ( acrescentei 20gr) pois os maracujás que se vendem no Brasil são pouco doces, com um grau de acidez elevado! Os nossos são bem mais docinhos. E acertei! Ficou divinal!!

Então fiz assim:





Cheesecake de Maracujá

Ingredientes:
(ingredientes à temperatura ambiente)

1 pacote de bolacha Maria tostada
80 gr de manteiga derretida

300 gr de mascarpone ( este é completamente opcional. Como tinha uma embalagem aberta, para não se estragar, usei-o! E não me arrependi)
400 gr de queijo creme
200 ml de natas
150 gr de açúcar
1 ch de chá de extrato de baunilha
6 folhas de gelatina

Para o curd:

250 ml de polpa de maracujá
2 ovos grandes
2 gemas grandes
sumo de 1/2 limão
160 gr de açúcar ( 140 gr na versão da Teresa)
90 gr de manteiga sem sal

Comece por triturar as bolachas. Junte a manteiga derretida e pulse mais umas vezes até a manteiga estar bem misturada nas bolachas.
Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso, com cerca de 22 cm. Com a base de um copo calque bem as bolachas de encontro à forma. Leve ao frigorifico enquanto prepara o recheio.

Bata as natas com umas gotas de sumo de limão. Quando estiverem fofas junte os queijos e a baunilha. Bata bem juntando o açúcar.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria e derreta-as. Junte-as ao preparado anterior.
Verta este creme em cima da bolacha e leve ao frio durante umas horas ( eu deixei de um dia para o outro).

Para o curd, junte todos os ingredientes num recipiente que possa ir ao fogão em banho-maria. Eu utilizo um pequeno pirex que encaixa perfeitamente num tachinho. 
Mexa a mistura até a manteiga estar derretida. Se for preciso aumente o lume um pouco para a mistura aquecer bem. Vá mexendo sempre. O curd é um trabalho de paixão e paciência. O meu esteve ao lume seguramente 15 a 20m sempre a mexer. Quando estiver grosso e um pouco opaco, retire do lume e tape com película aderente mesmo junto ao doce ( para não criar aquela crosta que depois não se consegue juntar ao creme em baixo!!). Deixe arrefecer.
Coloque colheradas em cima do creme do cheesecake. Seja generoso!
O que sobrar  reserve e leve à mesa no momento de servir para aqueles mais gulosos, como eu por ex!!!!!

Ficou extraordinário. Ousaria dizer que é o meu preferido!

Não sejam tímidos! Quero ver as vossas publicações com as vossas versões!!







6 comentários:

  1. Meu Deus!! Isabel, sou completamente doida por cheesecake! Esse é absolutamente maravilhoso! Adoro! Adoro! Adoro! Que fotos fantasticas, fazem babar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete! Espero que experimentes! Vais ver que vais gostar! Muitos beijinhos para ti!

      Eliminar
  2. Olá Isabel!!!
    Nossa, fiquei babando com essa receita!!! Eu amo maracujá e nunca tinha visto um cheesecake feito com ele! Sua madrinha teve uma bela sobremesa!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea! Eu também adoro maracujás e estes vieram da tua terra ;) Grandes e tão sumarentos! Experimenta fazer um cheesecake com eles! Foi o que mais gostei até hoje!! Beijinhos e boa semana para ti também!!!

      Eliminar
  3. Que cheesacke maravilhoso!!! Ficou lindo com o curd de maracujá. Cá em casa é dos preferidos também,mas a minha freceiat é diferente. Vou ter que experimentar a tua. Adorei!
    Quanto aos licores de que falaste lá no meu blog, não conheço. Tens aqui a receita? Vou ter que fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia! Se quiseres mando-te a receita do licor de Alfarroba e do Licor de Ameixa! Ainda não os publiquei aqui no blog! Bjnhos e obrigada!!!

      Eliminar