A cozinha é um mundo mágico e fascinante. Este espaço destina-se a partilhar experiências, receitas de familia e um pouco de conhecimento que as minhas viagens me vão trazendo. Novos ingredientes, novas receitas, mas também muitas, mas muitas receitas da cozinha tradicional Portuguesa.
Hummm.... é tão bom este hambúrguer. A lista de ingredientes é um bocadinho extensa, mas nada de complicada. A receita é da Mafalda Pinto Leite, que tem receitas maravilhosas. É uma maneira deliciosa de cozinhar o salmão. Não fica nada enjoativo.
Hambúrguer de Salmão com Salada de Quinoa Ingredientes para os Hambúrgueres: 500 gr de salmão cozido, limpo e desfiado 500 gr de batata doce, descascada e cortadas em pedaços 1 cebola picada 1 ch de sopa de molho de sweet chilli 1 ch sopa de coentros picados 1 ch sopa de hortelã picada raspa de 1 lima 2 ovos levemente batidos 1 cháv de farinha moída 1 cháv de pão ralado 1/4 cháv de azeite para cozinhar
Esmague a batata doce. Junte os coentros, a hortelã e a raspa de lima. Adicione a cebola e envolva. Acrescente o molho sweet chilli e por fim, envolva o salmão. Tempere com sal e pimenta. Divida a massa em 8 porções e forme os hambúrgueres. Coloque a farinha, os ovos e o pão ralado em pratos separados. Passe cada hambúrguer pela farinha, seguido do ovo e por fim pelo pão ralado. Coloque-os numa travessa, cubra e leve ao frigorifico durante pelo menos 30m ou até estarem firmes. Aqueça o azeite e frite os hambúrgueres cerca de 3m de cada lado.
Para o Molho de Iogurte: 300 ml de iogurte grego natural sumo de meia lima coentros, salsa e hortelã bem picados 1/2 dente de alho ralado 1 ch sopa de azeite sal e pimenta qb Numa taça, misture o iogurte grego com as ervas bem picadas. Tempere com sal e pimenta, o azeite e o dente de alho ralado. Mexa bem e leve ao frio.
Para a Salada de Quinoa: 200 gr de quinoa cozida e já arrefecida 75 gr de tomate cherry uma maçã verde laminada coentros azeite e vinagre balsâmico sal e pimenta qb
A mandioca, aipim ou macaxeira são os termos conhecidos para esta raiz nas várias regiões do Brasil. Não foi uma viagem até à lua, como indica o livro, mas sim até este país onde este bolo é quase património gastronómico . Fonte de fibras e isenta de glúten, a mandioca não provoca uma digestão "pesada". Rica em carboidratos ( atenção à dieta!!) torna a digestão mais lenta, como tal sacia durante mais tempo. Como não tem glúten, poderá estar presente na alimentação dos celíacos, sendo bastante versátil uma vez que a tapioca e o polvilho, utilizados em diversos pratos ( tanto doces como salgados) provêm dela. A sua utilização em diversas receitas daria um livro. Conhecem o pão de queijo? É feito com o polvilho azedo que vem da mandioca!! Quando os portugueses chegaram ao Brasil, já esta raiz fazia há muito parte da alimentação dos povos nativos. De fácil cultivo, dando-se nos solos mais pobres, rapidamente foi levada para outros cantos do mundo. Hoje, é a Nigéria o seu principal produtor, logo seguido do Brasil. Mas passemos à receita que hoje vos trago. Este bolinho fica húmido e com um sabor a coco muito bom!!! Não esperem que ele cresça. Não leva farinha nem fermento. Não é um bolo fofo. É mais uma queijada. Fica mesmo bom! E se tiverem alguém conhecido que seja intolerante ao glúten, façam o favor de partilhar a receita!
Bolo de Mandioca e Coco
Ingredientes: 4 chávenas de mandioca cozida e triturada 1 cháv e meia de açúcar 4 ovos 2 colheres de sopa de manteiga derretida 100 gr de coco ralado 200 ml de leite de coco Pré aqueça o forno nos 170º. Unte uma forma baixa com manteiga e farinha ( eu uso spray desmoldante). Num tacho, coloque 2 pedaços grandes de mandioca descascada a cozer, durante uns 10m. Quando a faca entrar na mandioca uns 2 cm, está no ponto. Escorra e rale-a ou triture-a. Eu ralei-a, mas para a próxima irei tritura-la completamente para não se sentir os pequenos pedaços de mandioca Meça 4 copos de mandioca para um alguidar. Junte-lhe os ovos e bata. Acrescente o açúcar e mexa até este estar dissolvido. De seguida, junte a manteiga e o coco ralado. Mexa muito bem. Por fim, deite-lhe o leite de coco e mexa de novo. O leite de coco é sempre o último ingrediente. Não bati na batedeira, fiz à mão. Se quiser utilizar a batedeira, bata na velocidade mais baixa pois não é uma massa para ser muito mexida. Verta a massa na forma e leve ao forno por 40m e não mais. Não vale a pena espetar o palito pois ele sairá molhado. Quer-se um bolo húmido e como tal não se pode deixar cozer muito, só até dourar. Espere uns 10m e desenforme para um prato de servir. Já estou com água na boca só de estar a escrever estas linhas! O cheirinho que ficou cá em casa é espantoso! Experimentem!!