quarta-feira, 13 de abril de 2016

Papas de Aveia, Banana e Nozes






O pequeno almoço é a refeição que mais prazer me dá. Adoro tomá-lo sem pressa ( o que em dias de semana é muito difícil ).  Desde panquecas, a torradas e uns ovos estrelados, que bom que é estar sentada à mesa, com uma grande chávena de café. Nunca consegui perceber bem as pessoas que nunca tomam esta refeição. Eu acordo sempre com fome e a pensar no que vou comer!! Para mim é impensável sair de casa sem comer.
Estas papas além de serem rápidas de fazer, são muito nutritivas e saciantes.  Não levam açúcar, mas como a banana  é doce, só precisam de um fio de mel. 
Levam também óleo de coco e manteiga de amêndoa ( ou de caju) o que as torna ricas em proteína e fibra.
Uma maneira bem saudável de começar o dia e de variar os pequenos almoços.



Papas de Aveia, Banana e Nozes

Ingredientes:

1 cháv de flocos de aveia
1 chávena de leite de amêndoa ( ou outro à vossa escolha)
2 chávenas de água
1 pitada de sal
1 banana
1 ch de sopa de óleo de coco
1 ch de sopa de manteiga de amêndoa
1 fio de mel
canela a gosto
1 punhado de nozes ( ou outros frutos secos. Eu gosto de juntar passas e amêndoas, mas vou variando conforme me apetece)


Coloque a aveia, a água e o leite numa panela e junte a pitada de sal. Leve ao lume médio e deixe cozer uns 15m. Vá mexendo de vez em quando. Junte a banana cortada às rodelas e  deixe cozer mais 2 m ( para variar, pode ralar uma maçã que fica igualmente bom mas menos doce). Acrescente o óleo de coco e a manteiga e mexa até estarem bem incorporados na papa.
Apague o lume e sirva numa taça.
Polvilhe com canela, um fio de mel, as nozes partidas e alguma fruta: framboesas, morangos, maçã, etc!

Fica uma delicia!




terça-feira, 12 de abril de 2016

Bolo de Chocolate e Vinho do Porto






















Estou tão habituada a fazer bolos de aniversário para as outras pessoas que, quando chegam os meus anos, fico sempre indecisa se faço para mim ou não. Quando finalmente me decido, penso: e agora? Faço decorado com pasta de açúcar? Não! Vou treinar os naked cakes!
Geralmente, nós aqui em casa somos as cobaias da minha constante procura de novas receitas. Quando é para fora, jogo sempre pelo seguro e nem pensar em arriscar uma receita não experimentada por mim. Agora, quando é para nós, vamos lá arriscar!!



Ao "passear" pelo blog Migalha Doce, esta receita ficou logo guardada no 'must do'. A Sandra fez uns cupcakes, mas eu resolvi transformar a sua receita num bolo. Apesar de os queques da Sandra terem ficado fofos, o meu bolo ficou mais tipo brownie, bem denso pois usei cacau cru. É mesmo para quem é viciado em chocolate ( que não é o meu caso, confesso) !





Mas passemos à receita:

Bolo de Chocolate e Vinho do Porto

(adaptado do Blog Migalha Doce, fiz a receita a dobrar)

Ingredientes:

340 gr de farinha com fermento
70 gr de cacau cru
200 gr de açúcar amarelo
4 ovos previamente batidos
1 pitada de sal
300 ml de leite
160 ml de óleo
110 ml de Vinho do Porto 

Pré-aqueça o forno nos 180º e unte e forre com papel vegetal o fundo de uma forma de 18cm.
Peneire a farinha e o cacau para uma taça grande. Junte o açúcar e o sal e mexa até estarem combinados.
Noutra taça, bata os ovos e misture o leite, o óleo e o Vinho do Porto. 
Junte os líquidos e misture até estar tudo ligado. Eu combinei somente até não haver grumos. Creio que se tivesse batido com a batedeira e tivesse incorporado algum ar na massa, o bolo teria ficado mais fofo. Envolvi somente os ingredientes até a massa estar lisa e sem grumos e verti na forma. Levei ao forno durante uns 40m, até espetar um palito e sair limpo.
Deixe arrefecer um pouco na forma antes de desenformar.
Deixe arrefecer.

Para a calda de V. do Porto:

30 gr de açúcar
30 ml de água
30 ml de V. do Porto

Leve os ingredientes da calda ao lume durante uns 8m, até o açúcar estar derretido e a calda ligeiramente espessa . Deixe arrefecer.


Parta o bolo em 3 partes e colocar a 1ª num prato de servir. Pincele com a calda de V. do Porto.
Com o saco de pasteleiro faça uma borda  a toda a volta.
Recheie com compota de frutos vermelhos e lâminas de morangos.
Coloque a 2ª fatia de bolo e volte a pincelar com a calda e a fazer o rebordo com o buttercream. Recheie novamente ( eu coloquei frutos do bosque nesta camada).
Coloque a última camada e cubra o bolo todo com o buttercream. Alise bem e leve ao frio durante uns 30m para o creme firmar. Alise novamente até estar  todo bem lisinho.

Para a ganache de chocolate:

60 gr de chocolate de culinária
80 gr de natas

Parta o chocolate em pedaços para uma taça e verta as natas por cima. Leve ao microondas na potência máxima durante 30s . Mexa bem até o chocolate estar completamente derretido ( leve novamente ao microondas se ainda não estiver bem).
Deixe arrefecer e cubra o topo do bolo tendo o cuidado de espalhar até ao rebordo para dar o efeito de gotas.

Decore como achar melhor. Eu derreti chocolate que depois espalhei numa forma de papel vegetal e depois de ir ao frio, parti em pedaços e decorei com morangos e physalis! 

Na minha opinião, ficou um bolo muito bonito! Se querem dar uma prenda de aniversário a alguém, porque não um bolo que encante o aniversariante?

Gostam?

O arranjo de flores foi feito pela minha querida mãe, que me enche a casa de flores!!









O que vêm aqui no fundo do prato é a deliciosa calda de Vinho do Porto! Eu adorei esta calda ou não fosse eu uma gulosa por V. do Porto!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Hot Cross Buns e mais um desafio do Sweet World



Desta vez o desafio  do Sweet World da Lia ( do Blog Lemon&Vanilla) e da Susana ( do  Blog Basta  Cheio) é fazer uma de duas opções ( ou as 2!!!!!) : Hot Cross Buns ou Simnel Cake. Confesso que fiquei bastante indecisa qual dos dois escolher. Pode ser que até consiga fazer os dois! Mas por agora, estou bastante satisfeita por ter escolhido estes pãezinhos lêvedos tão saborosos. 



Eu sou fanática por especiarias. Tenho uma gaveta cheia delas e ando sempre à procura de mais. Tenho saquinhos ainda por abrir, trazidos das minhas viagens. As minhas viagens têm esta pequena maravilha que é trazer um bocadinho do mundo para a minha cozinha. Cada vez que vejo uma nova, lá a trago. Posso até não saber em que a vou utilizar, mas vem comigo na mesma. E depois, o cheiro, o aroma que trazem é de fazer perder a cabeça. E estes Buns levaram uma variedade fantástica delas. Pela primeira vez, utilizei o All Spice que tinha trazido dos EUA há uns valentes meses mas ainda estava fechado. É uma espécie de pimenta doce em pó, com forte cheiro a canela, cravinho e noz moscada vinda das Caraíbas, daí por aqui lhe darem o nome de pimenta da Jamaica. Adorei e achei que deu um toque tão especial aos pães. Depois, a minha adorada "5 especiarias chinesas" ( 5 Chinese Spices, também trazida dos EUA), uma mistura de cravinho, canela, estrela de anis, erva-doce e pimenta Szechuan.  
A minha cozinha começou a cheirar tão bem às diferentes especiarias! 


Procurei várias receitas mas logo fui calhar na do Jamie Oliver! Não experimentei mais nenhuma, mas esta ficou tão boa que provavelmente me irei ficar por esta. Fiz pequenas alterações, como macerar as passas e a laranja cristalizada em sumo de maçã e acrescentar as especiarias a meu gosto. Para cobertura, agradou-me muito a da Lia, um xarope de laranja e mel que realmente ficou muito bom e deu-lhe um toque final glamoroso ( o Jamie usa só mel).
Os pequenos almoços têm sido mais apetitosos graças a estes pãezinhos e passados 3 dias ainda estão fofos e muuuuito saborosos!



São feitos tradicionalmente no Reino Unido para a Páscoa, mais concretamente para a sexta-feira santa. E têm uma cruz em cima, daí o nome. Mas se querem mais curiosidades acerca destes Buns, vão ao blog da Lia http://lemonandvanilla.blogspot.pt/2016/03/hot-cross-buns-easter-and-sweet-world-o.html, e ela conta-vos tudo!



Hot Cross Buns
( rende 13)

500 gr de farinha T65
14 gr de fermento de padeiro seco
200 ml de leite
55 gr de manteiga derretida
1/2 ch de chá de sal
1 ch de chá de All Spice
1 ch de chá de 5 Chinese Spices
1 ch de chá de canela
70 gr de açúcar
1 ovo
55 gr de sultanas ou passas
30 gr de arandos ( cranberries)
100 ml de sumo de maçã
2 tiras de casca de laranja cristalizada

Para a cruz:
2 ch de sopa de farinha
4 ch de sopa de água

Para a cobertura:
2 colheres de sopa de mel
50 ml de sumo de laranja

Pique a casca da laranja cristalizada e junte-a às passas cobrindo-as com 100 ml de sumo de maçã. Deixe macerar durante 1 h.
Aqueça o leite até estar morno e junte-lhe o fermento. Deixe repousar uns 10 m. Derreta a manteiga no microondas.
Na tigela da batedeira, peneire a farinha, junte-lhe o sal, o açúcar e as especiarias e mexa até estar tudo bem misturado. Abra uma cova no meio da farinha e deite o ovo ligeiramente batido, 50 ml do sumo de maçã onde as frutas estiveram a macerar, a manteiga derretida e o leite com o fermento. Mexa com um garfo para combinar os ingredientes. Monte na máquina o gancho de amassar e deixe a máquina trabalhar durante uns 10 minutos até ter uma massa lisa que se despega das paredes da taça ( junte um pouco mais de farinha se não despegar). Se preferir pode sempre amassar à mão numa superfície enfarinhada. Quando a massa já estiver bem suave e elástica, junte-lhe as frutas escorridas do sumo e mexa até elas estarem incorporadas.
Unte uma taça com óleo e coloque a bola tendo o cuidado de a virar dentro da taça para os dois lados ficarem oleados.
Tape e deixe levedar durante umas 2h ou até dobrar de volume.
Quando estiver levedada, retire-a para a bancada enfarinhada e amasse-a um pouco para lhe retirar um pouco de ar.
Pese 75 gr de massa e molde bolas. Coloque-as em 2 tabuleiros de ir ao forno forrados com papel vegetal. Deixe espaço entre elas pois irão levedar mais 30m tapadas com um pano de cozinha. Enquanto isso, pré-aqueça o forno nos 190º.
Faça o preparado para a cruz: misture a farinha com a água fria até não ter grumos e transfira para um saco de pasteleiro.
Findo os 30 m , pincele os Buns com clara de ovo batida ( ou o ovo inteiro batido) e faça uma cruz com o saco de pasteleiro.
Leve ao forno entre 15 a 20m. 
Enquanto cozem, faça a calda. Leve ao sumo o sumo de laranja com o mel e deixe ferver até ter um xarope ( cerca de 7 m).
Quando estiverem dourados e cozidos, retire-os para uma grelha de arrefecimento e pincele-os com a calda de laranja.

Ficam deliciosos com um pouco de manteiga e uma compota de laranja que faço todos os anos por esta altura! 

Enjoy life eating food that brings you happiness!